Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

2º Encontro da Rede de Diaconia Articulação Norte, Nordeste e Centro-Oeste

15-04-16

Realizado nos dias 09 e 10 de abril de 2016, no Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, em Ceilândia/DF, o 2º Encontro da Rede de Diaconia - Articulação Norte, Nordeste e Centro-Oeste, trabalhou a temática Planejamento e Gestão de Projetos, tendo como assessora Gisele Melo, Coordenadora do Núcleo de Projetos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Foram abordados e aprofundados os processos inerentes ao planejamento e à gestão institucional, focando nos processos, nos desafios e nos benefícios do mesmo para a sustentabilidade e o fortalecimento das instituições diaconais.

Nos debates decorrentes e/ou relacionados ao tema e às demandas das instituições, exercitou-se, ao longo do primeiro dia do encontro, o processo de elaboração participativa de um hipotético projeto. Na constituição da “árvore de problemas” (uma das etapas deste processo) foi apontado a “Falta de identificação ou apropriação do projeto da instituição diaconal por parte da Comunidade Luterana local” como o problema central a ser enfrentado/superado pelas instituições diaconais; bem como, dos passos e etapas que daí decorrem quando se trata de planejamento e de gestão de projetos.

No domingo, o encontro iniciou com celebração baseada no texto bíblico do relato da visita de Jesus e seus/suas discípulos/as a casa das irmãs Marta e Maria (Lucas 10. 38-42), destacando-se a importância do ouvir e do colher. 

Logo após foi dada continuidade a apresentação do tema do encontro, proporcionando espaços para aprofundamentos e diálogos acerca de dúvidas relacionadas ao encaminhamento de projetos.  Corroborando com a temática do evento, foram realizados diálogos acerca das especificidades e critérios dos editais em aberto naquele momento publicados pela Secretaria Geral da IECLB e pela Fundação Luterana de Diaconia. 

No encerramento do encontro, o Grupo Gestor da Articulação Norte, Nordeste e Centro-Oeste partilhou a preocupação acerca de uma melhor comunicação entre as instituições diaconais desta articulação regional. Devido as grandes distâncias geográficas, para estreitar e facilitar os diálogos e articulações entre as instituições, foi sugerida a criação de uma conta no Facebook e grupo de WhatsApp. 

Também dialogou-se sobre o Encontro Nacional da Rede Diaconia, que ocorrerá em Curitiba/PR, entre 26 e 28 de setembro de 2016. O tema do encontro será “Diaconia Transformadora”, e terá a assessoria da Diácona Márcia Paixão. Destacou-se que este encontro será um marco na história da IECLB, pois será o primeiro Encontro Nacional da Rede Diaconia. 

Na avaliação houve consenso positivo quanto à temática trabalhada e à qualidade da assessoria, uma vez que os assuntos abordados foram pertinentes e elucidativos e que contribuíram significativamente para o entendimento de todas as etapas da elaboração do Planejamento. Como este tema requer atenção e capacitação específica e continuada, dever-se-á destinar  mais tempo para seu aprofundamento, melhorando ainda mais os ensinamentos, possibilitando abertura de novas portas para a ação diaconal e para a sustentabilidade institucional. 

Instituições presentes no encontro:

• Associação Beneficente Escola para Vida – Ariquemes/RO 
• Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais Pro Ludus o Caminho – Gravatá/PE 
• Associação Mururé – Belém – PA 
• Centro Social Luterano Cantinho do Girassol – Ceilândia/DF 
• Centro Social Luterano Casa da Esperança – Ceilândia/DF
• Organização Serviço de Resgate, Valorização e Orientação do sertão – SERVOS – Araripina/PE  
• Fundação Luterana de Diaconia/FLD – Porto Alegre/RS
• Secretaria Geral da IECLB – Porto Alegre/RS