Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Abertura da 13ª Conferência Diaconia das Américas e Caribe - DOTAC

27-10-15

Diaconia de Jesus - de migalhas à comunhão integral

big_909eae5c3fcde9c1ed615903591d2410

“O tema da 13ª Conferência Diaconia das Américas e Caribe - DOTAC é desafiador: ‘Diaconia de Jesus: de migalhas à comunhão integral’. O texto bíblico é extremamente provocativo, instigante! Trata-se de Marcos 7.24-30”, afirmou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na abertura da Conferência, com realização de 21 a 25 de outubro de 2015, em Porto Alegre/RS, que reúne 96 participantes, sendo 20 Diáconos, Diáconas e Diaconisas da IECLB.

“O tema desta Conferência, assim como também as perguntas que vão orientar a reflexão, à luz do texto do evangelista Marcos, são extremamente atuais: ‘Quem, ainda hoje, se alimenta das ‘migalhas’ debaixo da mesa?’, ‘Quem está embaixo da mesa e não tem oportunidade de participar das reflexões e das decisões que são tomadas ao redor da mesa?’, ‘A Diaconia, com a sua atuação e a sua reflexão, quer promover a ascensão das pessoas que estão debaixo da mesa (comendo migalhas) para que tenham lugar à mesa?’, ‘Quais são os sinais de esperança para que ocorra essa transformação de mudança de lugar: do alimentar-se de migalhas para a comunhão integral?’. “Neste contexto, qual é o papel da diaconia?”, questionou o Pastor Presidente.

P. Nestor explicou que a diaconia é movida pela inconformidade diante da dor, da exclusão, da diminuição de gente. Diaconia tem a ver com paixão! Diaconia é compaixão! Esta diaconia não reconhece barreiras étnicas, culturais, econômicas, de gênero nem religião.

“Nos dias desta Conferência, vocês terão oportunidade para aprofundar este texto e também conhecer um pouco do rosto diaconal da IECLB. O que quero destacar hoje é o seguinte: uma das marcas da diaconia na IECLB é que ela prioriza as pessoas, não importando se são membros, tampouco se são cristãs. Esta diaconia faz parte da nossa história desde sempre. [...] Temos consciência que não mudaremos o sofrimento em nosso país, mas temos a alegre convicção de que as nossas ações diaconais demonstram, de forma cabal, que o sofrimento humano pode ser resgatado, que o pão que hoje existe é capaz de alimentar a todos e todas e que não precisamos viver de migalhas! Que possamos viver, à luz do testemunho daquela mulher [passagem bíblica], da convicção de que os ‘demônios’ que roubam a dignidade do ser humano, de tantos irmãos e irmãs, podem ser expulsos pelo amor cristão que se move pela diaconia!”, frisou o Pastor Presidente da IECLB.

Após o culto, o Dona Voce, grupo vocal feminino formado por doze coralistas, fez uma apresentação, com peças do Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo.

Para a Diaconisa Lisa Polito, Presidente da DOTAC, “O tema da Conferência é um lembrete lindo do Ministério, ao qual cada um e cada uma de nós é chamado e chamada. Ao nos reunirmos do Norte, do Sul e do Centro, congregamo-nos para conversar sobre quem são as pessoas que vivem embaixo da mesa e sobrevivem comendo as migalhas de pão? Quais são os sinais de esperança, transformação, de mudança de lugares, do alimentar-se das migalhas para ter comunhão integral?

A Diácona Ingrit Vogt, Secretária Geral da IECLB, em nome da Igreja, compartilhou que é com muita alegria e gratidão que a Diaconia da IECLB, a Comunhão Diaconal e a Irmandade Evangélica acolhem a 13ª Conferência DOTAC em Porto Alegre. “Esperamos que o grupo se sinta bem no Brasil e desejamos que o encontro proporcione momentos de reflexão, troca de experiências, abraços e, principalmente, comunhão ao redor das mesas. Que o Deus da Vida nos fortaleça para que mais pessoas possam participar da comunhão plena, na mesa farta, à qual senta-se o próprio Cristo”.

Tema da 13ª Conferência

O tema “Diaconia de Jesus - de migalhas à comunhão integral” foi inspirado no texto bíblico de Marcos 7.24-30 e questiona: Quem, ainda hoje, se alimenta das “migalhas” debaixo da mesa? Quem está embaixo da mesa e não tem oportunidade de participar das reflexões e das decisões que são tomadas ao redor da mesa? A Diaconia, com a sua atuação e reflexão, quer promover a ascensão das pessoas que, antes, estavam debaixo da mesa (comendo migalhas) e agora tem lugar à mesa. Quais são os sinais de esperança? De transformação? De mudança de lugar: alimentar-se de migalhas para a comunhão integral?

DOTAC

DOTAC faz parte da Diakonia Word Federation e está aberta a Associações Diaconais, Irmandades, Comunhões e Ordens de Diaconisas, Diáconas e Diáconos na América do Norte, Caribe, América Central e América do Sul que se dediquem ao serviço por meio do Ministério Diaconal e apoiem os propósitos e objetivos da DOTAC.

Agenda

Estão previstos os seguintes eventos na agenda da 13ª Conferência:
- palestras com * Felipe Gustavo Koch Buttelli, Graduado, Mestre e Doutor em Teologia Sistemática pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS (parte dele cursado na Faculdade de Teologia da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul), * Rodolfo Gaede Neto, Graduado, Mestre e Doutor em Teologia Prática pela Faculdades EST, e * Irma Schrammel, Ordenada ao Ministério Diaconal, Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Especializada em Psicodrama e Sociopsicodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama, Psicoterapia Corporal com Crianças e Adolescentes pelo Instituto Neo-Reichiano, em São Paulo;
- visitas a projetos diaconais, com as opções *Grupo Diaconal - Fé e Ação, da Paróquia Evangélica de Rolante e Centro de Defesa e Proteção Social - Unidade da ABEFI, *Casa de Passagem São Lucas, em Porto Alegre, e Oficina de Pão, * Ecopapel, *Faculdades EST, Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), Casa Matriz de Diaconisas e Lar Moriá, *Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), * CECRIFE/AEVAS, * Cooperativa de Catadoras e Catadores de Gravataí, *Hospital Moinhos de Vento e Centro Diaconal Evangélico Luterano (Cedel), * Associação Beneficente Pella Bethania e Centro de Referência da Assistência Social ligado à Secretaria de Habitação e Assistência Social de Taquari, * Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano e Cooperbom;
- oficinas “Nem tão doce lar”, “Cantando em direção à Justiça”, “Educação transformativa”, “Música do espírito para redução do estresse”, “Sessão de yoga”, “Mudança climática”, “Místicos e místicas em ação”, “Sobrevivendo em migalhas de pão: o povo de Israel e da Palestina e “Saúde e bem-estar - Inteireza mente, corpo e espírito: conhecendo a Deus através do viver saudável”;
- noite cultural no Galpão Crioulo.

Participantes

Estão fazendo parte da 13ª Conferência as seguintes entidades:
Comunhão Anglicana
Associação de Diáconos Anglicanos no Canadá
Associação Episcopal de Diáconos
Luterana
Comunidade de Diaconisas da Igreja Evangélica Luterana na América
Ministros e Ministras Diaconais da Igreja Evangélica Luterana na América
Ministros e Ministras Diaconais da Igreja Evangélica Luterana no Canadá
Associação de Diaconisas Luteranas
Metodista
União Metodista de Diáconos e Ministros Diaconais
União Metodista de Diaconisas e Missionárias
Comunidade Diaconal da Igreja Metodista do Caribe e das Américas
Presbiteriana 
Ordem de Ministros Diaconais - Igreja Presbiteriana no Canadá
Igreja Unida do Canadá
Diaconia da Igreja Unida do Canadá

Conferências DOTAC

As Conferências anteriores foram realizadas nas seguintes datas e localidades:
1968 Racine, Wisconsin, United States
1971 Valparaiso, Indiana, United States
1974 Lennoxville, Quebec, Canada
1977 Lake Junaluska, North Carolina, United States
1981 Calgary, Alberta, Canada
1985 Radnor, Pennsylvania, United States
1989 Kingston, Jamaica
1994 Nashville, Tennessee, United States
1999 Santa Catarina, Brazil
2002 Winnipeg, Manitoba, Canada
2006 Port of Spain, Trinidad
2011 Oklahoma City, OK, United States
2015 Porto Alegre, RS, Brazil

Fonte: Portal Luteranos

Mais fotos do evento: