Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

​Água no Umbigo, sinal de perigo!

17-02-17

Desde a temporada de 1998, nas praias do Litoral catarinense, onde há postos de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar, as crianças dos 9 aos 13 anos podem participar do Projeto Golfinho. A iniciativa é uma forma de orientar sobre os riscos do mar e incentivar o convívio em harmonia com a natureza. 

Cada turma, com até 30 integrantes, participa de quatro dias de atividades e, ao final, recebe um certificado de participação. As instruções repassadas por bombeiras e bombeiros envolvem, principalmente, respeito aos limites, conhecimento da sinalização das bandeiras no mar e procedimentos em situações de risco. O slogan Água no Umbigo, sinal de perigo! reforça a importância de obedecer regras de segurança para evitar acidentes.

De acordo com Glaucia Krueger, cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e coordenadora do Projeto Golfinho nas praias de Florianópolis, o projeto também visa reduzir uma estatística apontada pelo próprio Corpo de Bombeiros, que aponta que 30% dos acidentes registrados durante os meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças de até 14 anos.

“Nossa missão é orientá-las e orientá-los sobre os riscos oferecidos pelo mar e incentivar a utilização segura de todo este cenário tão apreciado pelas famílias”, comenta a cabo Krueger ao reforçar que o projeto também pode atuar em locais como lagoas, rios e piscinas.

Em uma das turmas, na praia de balneário Piçarras, 10 crianças, entre 9 e 14 anos, da Associação Caminhar Juntos, entidade integrante da Rede de Diaconia, participaram do projeto.

Segundo Elaine Veronica Chilanti Lima, coordenadora da instituição, a ação e participação das crianças é muito importante, pois o projeto fala sobre os cuidados com o mar, perigos, tipos de praias, cuidados com o lixo - perigosos para as espécies marinhas -, e a importância da preservação ambiental. "Assim, as crianças tomam mais cuidado no mar, tendo mais conhecimento e instrução para a vida", complementa.

ASSOCIAÇÃO CAMINHAR JUNTOS

Inicialmente chamada Projeto Caminhar Juntos, a Associação localiza-se no bairro Nossa Senhora da Paz, em Piçarras (SC), onde desenvolve atividades com aproximadamente 120 crianças e suas famílias, como cursos de corte e costura, culinária e artesanatos.

Saiba mais AQUI.

Fonte: Governo de Santa CatarinaAssociação Caminhar Juntos