Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Articulação RS avalia caminhada e planeja para 2016

18-11-15

Quinze representantes de nove instituições diaconais da Articulação RS participaram do 7º Encontro da Rede de Diaconia, nos dias 4 e 5 de novembro de 2015, em Porto Alegre (RS).

O tema do encontro, Participação como Direito Humano, foi conduzido, na parte da manhã, pelo assessor Eloir Hermendinger, que abordou conceitos e trouxe exemplos práticos de como os trabalhos diaconais, especialmente com jovens, precisam ouvir mais anseios e questionamento das pessoas e dos grupos. O processo de autonomia e participação se dá muitas vezes através da construção de espaços seguros e que permitam a construção coletiva das ações, onde as e os adolescentes não são apenas beneficiárias e beneficiários, mas também coparticipantes na elaboração de propostas. 

À tarde, Susana Friedrich e Jucelino Santos Lima, da Amencar, apresentaram uma experiência prática no trabalho de protagonismo de adolescentes. Jucelino mencionou sobre o processo gradativo de empoderamento das e dos jovens e como esse processo permitiu um crescimento mútuo da equipe da Amencar e das e dos adolescentes do Projeto Promoção do protagonismo de Crianças e Adolescentes no RS. 

Durante o encontro, houve uma visita ao Centro Diaconal Evangélico Luterano (Cedel - http://www.cedel.org.br/ocedel.html) e ao Ensino Infantil Lupicínio Rodrigues, ambos vinculados à Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Também foi realizada uma avaliação dos três anos de caminhada e o planejamento para o ano de 2016.  Um dos desafios a serem superados, segundo o grupo, é a aproximação das instituições diaconais do Rio Grande do Sul que ainda não responderam ao convite para participar da rede.