Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Assessoras e assessor da FLD visitam o Lar Padilha

8-07-16

Representantes da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) visitaram o Lar Padilha, na terça-feira, 5 de julho. A intenção, segundo o diretor do lar, Fernandes Vieira dos Santos, foi conhecer a chácara mantida pela entidade. “Faz tempo que pensamos numa forma de utilizar o espaço da chácara do ponto de vista mais sustentável, e, sempre surgem várias ideias, por isso convidamos a FLD a nos auxiliar neste projeto”, observa Fernandes. Com sede em Porto Alegre (RS), a FLD apoia grupos e projetos em todo o território brasileiro. A visita foi feita pela assessora programática Juliana Mazurana, pela assessora de projetos Julia Rovena Witt e pelo assessor de projetos Eloir Heimerdinger.

Além do plantio de algumas frutas, verduras e legumes para o consumo interno das crianças e adolescentes do Lar Padilha, hoje, a chácara é utilizada para atividades de lazer, principalmente no verão, e, para eventos ao ar livre como a gincana que ocorre anualmente. A intenção da direção do Lar, é que a chácara possa contribuir de forma mais efetiva na vida da instituição.

“Queremos construir algo que colabore com a educação ambiental, a sustentabilidade, o meio ambiente, a ecologia, a alimentação saudável. Há várias ideias surgindo, produzir novos alimentos, vender alguns, elaborar oficinas aos acolhidos, capacitar as educadoras e os educadores para que estejam aptas e aptos a assistir crianças e adolescentes, agregar parcerias com entidades, profissionais e comunidade. Ainda estamos em construção, mas, com certeza, será algo muito promissor para todas e todos”, afirma Fernandes. Hoje o lar oferece uma oficina de Educação Ambiental às pessoas acolhidas, todas as quintas-feiras.

A assessora programática Juliana Mazurana esteve pela primeira vez na entidade. “Há muitas possibilidades de desenvolvermos ações a partir do que o lar já desenvolve e do que já haviam imaginado. Nossa intenção não é olhar a área e ter um plano, mas conversarmos e indicarmos a melhor alternativa, somar os diversos olhares, do social, da agronomia, da educação ambiental, da biologia, em diálogo com o que o lar já está projetando e ajudar neste planejamento”, ressalta Juliana.

Fonte: Magda Rabie (Mtb 13619) - Jornalista e Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Taquara. Contato: [email protected]