Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Caderno Justiça de Gênero e Diaconia Transformadora promove reflexão sobre o tema

5-10-16

Na tarde do dia 27 de setembro de 2016, durante a realização do I Encontro Nacional da Rede de Diaconia, em Curitiba (PR), foi lançado o Caderno Justiça de Gênero e Diaconia Transformadora: superando violências e preconceitos

A publicação, desenvolvida pelo Programa Gênero e Religião (PGR) da Faculdade EST, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) por meio do Programa de Pequenos Projetos (PPP), se propõe a contribuir para a reflexão de pessoas, grupos e instituições sobre como transformar a realidade brasileira, marcada por diferentes formas e mecanismos de opressão, discriminação e preconceito.  

Trazendo títulos como Violência de gênero no modo de pensar e organizar a sociedade e Diferenças entre sexo, sexualidade e gênero, o caderno oferece sugestões de dinâmicas para trabalho em grupos, além de dicas de filmes, vídeos e sites e contatos úteis.

Para a coordenadora do Programa Gênero e Religião (PGR), da Faculdades EST, professora Ma. Márcia Blasi, que utilizou o material na assessoria realizada durante o evento, a publicação amplia a consciência de que o Estado tem obrigação de cuidar do bem de todas e todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação.

“A elaboração deste material, com base nas teorias feministas, dá visibilidade às diferentes formas de opressão, discriminação e preconceito, ampliando a consciência de mulheres e homens no reconhecimento dos direitos humanos como fundamentais na afirmação da dignidade humana. O foco principal deste material é possibilitar a reflexão sobre a construção da Justiça de Gênero na família, nos movimentos sociais, nas comunidades religiosas, nas instituições sociais e diaconais”.

Participaram no processo de definição da proposta educativa do caderno o PGR, a Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a própria FLD, responsável pelo financiamento da proposta.

Programa de Gênero e Religião

O PGR-EST é um espaço interinstitucional formado pelo conjunto de estruturas e ações que buscam oportunizar a reflexão e ação sobre questões de gênero e religião nos diversos setores, cursos e atividades na Faculdades EST e na relação com outras Instituições de Ensino, igrejas e religiões, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, administrações e gestores e gestoras de políticas públicas.

É um espaço articulador das lutas históricas dos movimentos de mulheres, de maneira especial no campo da Teologia, mas, simultaneamente, desde uma perspectiva interdisciplinar e considerando os diversos entrecruzamentos de pertença social de maneira ampla, incluindo raça/etnia, classe social, sexualidade, geração, deficiência.

Desenvolve suas ações incorporando as teorias de gênero como instrumental de análise e crítica das desigualdades sociais, capaz de evidenciá-las nas relações cotidianas e nas formas de produção de conhecimento, e atuando como agente de transformação a partir do diálogo com diversos setores sociais tendo como meta maior a construção de relações sociais justas e igualitárias.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Exemplares desta publicação podem ser solicitados ao PGR pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (51) 2111.1403.