Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

​Centro de Integração Martinho inaugura novo espaço em Belo Horizonte

16-08-15

“A existência de um espaço adequado possibilitará a efetivação de novas parcerias, por meio das quais as atividades poderão crescer em quantidade, mas principalmente em qualidade”. Essa é a expectativa de Gert Müller, presidente da Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML), entidade mantenedora do Centro de Integração Martinho (CIM), que inaugurou seu novo espaço no dia 7 de agosto, depois de seis anos de reforma. 

O Sonho em Construção, nome dado às obras que tiveram início em 2009, ainda não está totalmente concluído – faltam recursos para a pintura. Mas a partir do seu funcionamento, a meta é tornar o CIM é um centro de referência no Aglomerado da Serra, aberto para ser utilizado e apreciado pela comunidade local. 

O CIM está localizado em uma das regiões mais pobres e violentas de Belo Horizonte, o Aglomerado da Serra. Com a inauguração, a expectativa é ampliar o número de crianças, adolescente e famílias atendidas, além de colocar em prática projetos que só estavam no papel. O diálogo sobre violência doméstica é um dos itens que se encontra no planejamento.

Outra proposta é promover o reaproveitamento de materiais recicláveis, conscientizando as pessoas sobre o compromisso com a conservação e do meio ambiente. Dessa forma, O CIM não apenas interage com as crianças, adolescentes e suas famílias, mas abraça a comunidade com um todo.

Inauguração

A inauguração contou com a participação de 80 pessoas, entre convidadas e convidados, as crianças que frequentam a instituição e funcionárias e funcionários. Para a coordenadora de Projetos e Marketing, Mariana Tavares, a inauguração foi um sucesso: “Recebemos mais pessoas do que esperávamos, até por que a inauguração ocorreu às 10 horas de uma sexta feira, ou seja, em um horário e dia da semana complicados para um evento”. 

O evento contou com intervenção artística das crianças por meio de uma peça teatral sobre o meio ambiente, apresentação musical e de flautas. Também estiveram presentes os pastores da Comunidade Luterana em Belo Horizonte, vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Nilton Giese e pastor Geraldo Graf, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcia Cristina Alves, a representante da KNH, Edna de Jesus, e o representante da prefeitura de BH, Aloysio Barra.

Sobre o CIM

O CIM nasceu em 1992, a partir de um projeto da IBML que começou no centro Comunitário da Igreja da Paz, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH), Minas Gerais. A Oficina de Esperança acolhia crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra para atividades artesanais e reforço escolar. Com o aumento da demanda, em meados de 1996 foi tomada a decisão de transferir as atividades para um espaço dentro do aglomerado, dando origem ao CIM.

Saiba mais sobre o CIM: http://redediaconia.com.br/page/centro-de-integrac...