Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

​Crianças do CEDEL aprendem a fazer bolo de beterraba

28-02-17

Todos os meses o Centro Diaconal Evangélico Luterano (CEDEL) oferece para as crianças oficinas de culinária. Em fevereiro, um grupo de 16 crianças aprendeu a preparar um delicioso bolo de beterraba. 

A atividade tem muitos objetivos, como proporcionar às crianças, com idade entre 6 e 7 anos, a oportunidade de conhecer e experimentar novos alimentos, aprender o poder nutritivo dos ingredientes e suas origens e trabalhar de forma multidisciplinar diversos conteúdos, como matemática e portugês através da leitura de receitas. Além disso, as aulas ajudam a elevar a auto-estima das crianças, por se sentirem úteis ao preparar algo, estimula o trabalho em equipe, desenvolve a coordenação motora e estimula o consumo de alimentos regionais, frescos e orgânicos de hortas comunitárias.

A aula, que foi realizada no refeitório da instituição, foi orientada pela nutricionista Bruna Dutra. A ideia de utilizar a beterraba visa ensinar as crianças outras formas de usar o legume e incentivar o seu consumo por meio de uma receita colorida e nutritiva.

“As crianças gostam muito de bolos e, adicionando frutas e legumes às receitas, aumenta-se a quantidade de fibras e nutrientes ofertados. A beterraba possui vitaminas do complexo B, potássio, ferro e zinco, que são importantes para as crianças em idade escolar, auxiliando no seu crescimento, desenvolvimento e aprendizado escolar”, comenta Bruna.

Receita:

INGREDIENTES:
• 4 ovos
• ¾ de xícara de óleo
• 2 xícaras de açúcar
• 2 xícaras de farinha
• 2 beterrabas
• 1 pitada de sal
• 1 colher de sopa fermento

MODO DE PREPARO:
1. Passe as beterrabas na centrífuga de alimentos (caso não possua esse equipamento, utilizar o liquidificador);
2. Coloque no liquidificador os ovos, a beterraba, o óleo, e o sal. Bata bem;
3. Coloque a farinha, o açúcar e o fermento em uma tigela. Misture;
4. Junte a mistura do liquidificador aos ingredientes secos na tigela. Misture bem;
5. Leve para assar, em forma untada e enfarinhada, em forno médio a 180-200oC, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

Fonte: CEDEL