Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

EDITAL DE PROJETOS EXTRAORDINÁRIO V/2017

19-09-17

Promoção e cuidado de crianças e adolescentes em situação de risco

Objetivo

A Secretaria Geral da IECLB abre Edital com o objetivo de apoiar projetos de comunidades, paróquias, sínodos e instituições confessionalmente vinculadas que possibilitem ações de promoção e cuidado de crianças e adolescentes em situação de risco.

O apoio a projetos tem por base a Missão da IECLB, que é Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, e por finalidade a Visão da IECLB, que é Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) é resultado de um esforço coletivo e participativo, e por isso um referencial importante também no processo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos.

O PAMI desperta a Igreja para a importância do planejamento da ação missionária e promove espaços de reflexão sobre processos de gestão. Por isso, o PAMI – por sua metodologia e pela teologia que o sustenta – é o referencial básico para análise e resposta às demandas apresentadas pelos projetos enviados à Secretaria Geral da IECLB.

O PAMI promove a unidade da igreja. A metodologia reflete a intencionalidade de facilitar e realizar planejamento focado na missão da IECLB e orientado por objetivos comuns. Motiva a reflexão teológica sobre missão e propõe a utilização do planejamento como instrumento de gestão.

O objetivo geral do PAMI, de ampliar e consolidar a ação missionária da IECLB, é articulado em quatro objetivos específicos: evangelização, comunhão, diaconia e liturgia. Estes se relacionam com os eixos transversais da educação cristã contínua, da sustentabilidade e da comunicação. Os projetos serão analisados e avaliados a partir destes objetivos e eixos transversais, bem como dos princípios de ação que surgem a partir da visão e da missão, a saber: promoção do cuidado com a criação; protagonismo juvenil; justiça de gênero, etnias e gerações; inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade nas mais diversas formas.

Que tipo de projeto será apoiado a partir deste Edital?

Projetos de comunidades, paróquias, sínodos e instituições da IECLB para ações de promoção e cuidado de crianças e adolescentes em situação de risco.

São requisitos para seleção e análise dos projetos:

  • Parecer do Conselho Sinodal;
  • Projetos elaborados e cadastrados a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos da IECLB;
  • Previsão orçamentária coerente com plano de ação do projeto.

Observações:

  • Não serão apoiados projetos que não estejam de acordo com este edital e que tenham sido encaminhados fora do prazo.
  • O prazo de execução de cada projeto deverá ser de até um ano, contados a partir da data de informe sobre a sua aprovação, podendo ou não ter o tempo de execução prorrogado.
  • O valor máximo a ser apoiado será de 65% do valor total do projeto
  • O envio de projetos não garante a sua aprovação.

Como encaminhar o seu projeto?

O projeto deverá ser cadastrado a partir do Aplicativo de Gestão de Projetos da IECLB. http://www.aplicativosieclb.org.br/projetos. Anexo a este Edital segue Manual para uso do AGP.

O que acontece com o projeto depois que é encaminhado à Secretaria Geral?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com a Secretaria da Ação Comunitária e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pela Conferência de Secretários e Secretárias e Presidência – CONSEC, que tomará a decisão ou encaminhará para a instância decisória, Diretoria do Conselho da Igreja ou pleno do Conselho.

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação de aprovação ou não do projeto será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo a partir de 13 de novembro de 2017.

Calendário e prazos:

Abertura do Edital
(início do prazo de encaminhamento de projetos)
11 de setembro de 2017
Encerramento do Edital
(prazo final de encaminhamento de projetos)
12 de outubro de 2017
Divulgação dos projetos aprovados a partir de13 de novembro de 2017
Repasse do recurso financeiro
Início da execução dos projetos selecionados
Mediante disponibilidade

Acompanhamento e avaliação:

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Secretaria da Ação Comunitária e do Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, visitas in loco, fotos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.

Permanecem dúvidas?

Escreva para coordenacaoprojetos@ieclb.org.br  

Fonte: IECLB