Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Encontro da Rede de Diaconia reúne representantes dos três estados do Sul

O encontro da Rede de Diaconia, envolvendo as articulações do RS e SC/PR, está acontecendo desde ontem, 17 de junho, em Florianópolis (SC). O evento, que encerra hoje, dia 18, conta com a participação de 46 representantes de 24 instituições diaconais. A Rede de Diaconia é vinculada à Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e à Fundação Luterana de Diaconia e tem como objetivo criar e fortalecer uma rede integrada pelas dezenas de instituições diaconais que atuam na defesa a promoção de direitos.

No primeiro dia do encontro foram realizadas três oficinas: Redução da maioridade penal – análise da PEC 171, assessorada pela advogada Alda Pinto Menine e pela assistente social Jaira Genehr, ambas do Proame de São Leopoldo (RS); Justiça de gênero – por relações mais justas, assessorada pelas musicoterapeutas Danieli Busanello e Luciana Stefen, do Programa Gênero e Religião da Faculdades EST, de São Leopoldo (RS); e Vinculo comunitário e instituições, assessorada pela catequista Rosilene Schultz, da Associação Educacional Evangélica Luterana, de Teófilo Otoni (MG). 

Hoje, o tema central do encontro, Novo Marco Regulatório para organizações da Sociedade Civil, está sendo trabalhado pela advogada Paula Storto. Este momento envolve a apresentação da lei 13.019 de 2014 e o impacto direto dessa lei na vida das instituições diaconais e demais organizações da sociedade civil. O término do encontro está previsto para o final da tarde, com avaliação e momento de mística. 

Foto: Nilson Weirich