Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Exposição Nem Tão Doce Lar traz informações e imagens que denunciam violência doméstica

10-11-16

A exposição Nem Tão Doce Lar, mostra itinerante com informações e imagens que denunciam a violência doméstica e familiar, estará aberta para visitação entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro em Porto Alegre (RS), Rua Sebastião Leão, número 273. A promoção é da Rede Centro Porto Alegre, em parceria com o Centro Diaconal Evangélico Luterano (CEDEL) e com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e integra as atividades da Campanha Internacional dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

O horário de visitação será das 9h às 16h30, e o acolhimento será feito por uma equipe multidisciplinar da Rede Centro Porto Alegre e por catadoras que integram os grupos de mulheres do projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, executado pela FLD, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e financiado pela União Europeia. As acolhedoras e os acolhedores participarão de oficinas de formação sobre a superação da violência doméstica e familiar ainda no mês de novembro.

16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A campanha é uma mobilização anual que, desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Tem início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e segue até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo dia 1 de dezembro, Dia mundial de luta contra a AIDS e 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. 

Aqui, ela inicia antes, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, propondo uma reflexão sobre a situação das mulheres negras e fazendo uma ligação entre violência de gênero e racismo no Brasil.