Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Grupo de mulheres da Comunidade São José conversa sobre questões de gênero

31-03-17

O Projeção – Projeto Jovens em Ação, expandiu seu atendimento para a Comunidade São José, que fica a 14 km da sede do projeto localizada em Guarapuava (PR), afim de ampliar o impacto social na região. 

Lá acontece, semanalmente, um grupo de mulheres conduzido pela instituição. O grupo, formado por aproximadamente 25 mulheres da comunidade, teve como tema dos últimos encontros Sexualidade, Gênero e Poder.

Segundo Méris Gutjahr, diretora do PROJEÇÃO, o assunto tem como objetivo estimular a compreensão da necessidade de estabelecer uma relação igualitária entre homens e mulheres. 

“Sexualidade envolve, além do nosso corpo, nossa história, nossos costumes, nossas relações afetivas, nossa cultura. É muito mais do que sexo ou uma parte biológica do corpo que permite a reprodução”, comenta.

Ela ainda lembra o que Joan Scott, professora da Escola de ciências Sociais do Instituto de altos Estudos de Princeton, Nova Jersey, escreveu, em 1990, em sua publicação intitulada Gênero: uma categoria útil de análise histórica.

No artigo, Joan escreve que “gênero se refere à construção de atitudes, expectativas e comportamentos, tendo por base o que a sociedade atribui como apropriado para o sexo feminino e masculino. Aprendemos a ser homens e mulheres pela ação da família, da escola, do grupo de amigos, das instituições religiosas, do espaço de trabalho, dos meios de comunicação. Diz respeito também, ao modo como lidamos, ao longo da história e de forma diversa entre as diferentes culturas, com o poder nas relações interpessoais, hierarquizando e valorizando o masculino em detrimento do feminino”.

Fonte: PROJEÇÃO