Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Intercâmbio Intercultural de Saberes e Sabores entre mulheres Kaingang e OASE

21-10-15

No dia 14 de outubro de 2015, aconteceu um encontro entre mulheres Kaingang da Terra Indígena Guarita, setor ABC, com o grupo de mulheres da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), na comunidade Evangélica Luterana de Tenente Portela/RS.

O encontro faz parte de uma programação entre OASE e COMIN e já vem acontecendo há alguns anos, com trocas de visitas entre os grupos. O objetivo dos encontros é promover o diálogo intercultural entre as mulheres, com trocas de saberes e sabores das suas respectivas culturas. Estas trocas fortalecem a identidade e enriquecem as aprendizagens das participantes.

A programação do encontro contou com o tema: ‘Reforma Luterana’, com ênfase na biografia de Martim Lutero e nas mudanças que a Reforma provocou neste processo histórico. O COMIN trouxe uma mensagem acerca da metodologia de seu trabalho e destacou a solidariedade, o diálogo e a convivência como parte de sua Missão e Diaconia junto aos Povos Indígenas.

O Intercâmbio Intercultural de Saberes e Sabores tem acontecido com outros grupos de OASE: Três de Maio, Três Passos e Santo Ângelo. A perspectiva é de ampliar para outras comunidades. Para 2016 se planeja a continuidade das trocas de visitas entre os grupos de mulheres Kaingang e da OASE.

Fonte: Conselho de Missão entre Povos Indígenas - Comin