Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Juntando esforços e vencendo desafios: conheça o projeto "Um Sonho em Construção"

7-07-14

O projeto Um Sonho em Construção, que está permitindo a edificação do novo espaço físico do Centro de Integração Martinho - CIM, unidade da Instituição Beneficente Martim Lutero localizada no aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, é resultado da soma de muitos esforços, de uma série de desafios vencidos, mas, principalmente, de muita esperança e fé depositadas em Deus.

Quem conheceu a casa que abrigava o CIM, na Rua Nossa Senhora de Fátima, 1.035 (fotos acima), ficará surpreso(a) com o que está sendo realizado. O projeto é de um prédio adequado às finalidades do CIM, para o trabalho com crianças e adolescentes. Quando totalmente concluído, ofereceremos à comunidade um espaço bonito e bem equipado.

O novo CIM possibilitará não só a ampliação do atendimento, mas a qualificação das atividades. A realização desse projeto, que começou como um sonho, somente foi possível graças ao apoio de parceiras antigas da IBML, a Kindernothilfe e. V. e a Igreja Evangélica Luterana da Baviera - IELB. Mais tarde também a Gerdau Açominas aceitou o convite para integrar a rede de parcerias para a edificação do novo CIM.

Desde o início, a ideia foi desenvolver um projeto que permitisse a execução em etapas, pois seria muito difícil mobilizar o recurso financeiro necessário para o projeto todo. Nesse contexto, foi definido que a primeira etapa consistiria na estrutura total do prédio, que terá três andares, cobertura final e conclusão do primeiro pavimento. Dessa forma, o atendimento que hoje é feito em espaço alugado poderá ser transferido para o novo prédio assim que a primeira etapa estiver concluída. E a construção poderá continuar, posteriormente, sem necessidade de interrupção das atividades.

O primeiro pavimento contará com cozinha, refeitório, despensa, banheiros masculinos e femininos, banheiros para funcionárias(os) e duas salas para atividades.

Quando a construção teve início, havia sido reunida boa parte dos recursos para a primeira etapa. Queremos elevar nossa gratidão a Deus por ter motivado pessoas a colaborar com essa obra. Graças, mais uma vez, ao apoio da Kindernothilfe e. V. e da IELB, conseguimos também mobilizar o valor restante para concluir essa etapa. A aprovação de um projeto junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Belo Horizonte, permitirá a aquisição da mobília e de equipamentos para o primeiro pavimento, além da oferta de novas oficinas, uma vez que a capacidade de atendimento será ampliada.

Enquanto as paredes sobem, cresce junto a expectativa da mudança para o novo espaço, pretendida para agosto/2014.Manifestamos nossa gratidão a todos e todas que, de alguma forma, têm contribuído com esse projeto. Aos moradores do aglomerado da Serra, somos gratos pelo zelo que têm demonstrado durante todo o processo construtivo, sinalizando que desde já entendem a importância desse novo espaço para a comunidade. 

 

Fonte: Informativo da Instituição Beneficente Martim Lutero/ Especial Obra CIM