Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Juventude evangélica e COMIN refletem interculturalidade nas relações

1-03-17

No último feriadão de carnaval, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, a juventude da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) dos Sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense realizou o 37º Acampamento Intersinodal de Jovens. Cerca de 690 jovens estiveram reunidas e reunidos no Centro de Eventos Rodeio 12, na cidade de Rodeio (SC).

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) foi convidado a participar do evento por meio de uma oficina sobre a sua atuação junto com povos indígenas. Neste ano, o COMIN comemora 35 anos de atuação. Criado em 1982 pela IECLB, atua desde então pela defesa dos direitos e da vida digna de povos indígenas. 

A oficina contou com a presença de 14 jovens. Durante duas horas o grupo pode conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo Conselho e refletir sobre a interculturalidade como uma forma de se relacionar com outras pessoas. A interculturalidade incentiva o diálogo e a relação de igualdade e respeito entre indivíduos e entre coletivos.

A reflexão partiu do cotidiano das jovens e dos jovens, das suas relações interpessoais e das relações com grupos e culturas diferentes. 

Ficou evidente a necessidade de evitar definir conceitos de pessoas ou grupos sem ao menos conhecê-los pessoalmente. É tempo de superar a barreira do medo do diferente, ter atitudes de interesse genuíno por outras pessoas, iniciar o diálogo pela pergunta e exercitar a escuta sincera, com a mente aberta.

As participantes e os participantes saíram da oficina com materiais para conhecer melhor os povos indígenas do Brasil e com a perspectiva de buscar o diálogo face a face com outras culturas, conhecendo além das informações das grandes mídias. 

O grupo foi desafiado a deixar a sua mensagem e desejo aos povos indígenas por meio de palavras-chave. Nesse momento surgiram as palavras respeito, amizade, aceitação, igualdade, cooperação, carinho, cultura, vivência, felicidade e paz.

Fonte: Comin