Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Livro Alimentação Karo Arara: Saberes e Práticas é lançado em Rondônia

16-11-16

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas-COMIN e o Departamento de Educação Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia-DEINTER/UNIR, junto com as mulheres e homens Karo Arara e com apoio da Pão para o Mundo-Áustria, lançaram, no dia 11 de novembro de 2016, nas aldeias Paygap e Iterap, e na cidade de Ji-Paraná/RO, o livro Alimentação Karo Arara: Saberes e Práticas - Karo at wiri kanã: mabexép kanã, que traz receitas de comidas desse povo e narrativas sobre alimentação, como, por exemplo, a origem dos alimentos, histórias sobre a macaloba, restrições  alimentares, roçados.

Ao longo de dois anos o livro foi sendo construído com as mulheres Karo Arara. Encontros e oficinas sobre alimentação foram realizadas, a fim de fazer as comidas, anotar as receitas e fotografá-las. Houve também momentos pontuais de uma ou outra mulher fazer a comida e convidar uma das organizadoras, quando, coincidentemente, estavam nas aldeias para fazer o registro. O livro é recheado de fotos, que mostram a construção de um alimento.

A publicação ganhou mais corpo quando se decidiu incluir outras narrativas sobre a alimentação, a exemplo da origem dos alimentos e a relação dos Karo Arara com Toto I`piup (transcendente) para a continuidade da vida, além de alimentos que não se pode comer durante o resguardo.

O livro é bilíngue, traduzido para a língua materna pelas professoras e professores desse povo, que será usado nas suas escolas.

O objetivo dessa publicação foi contribuir na pesquisa e registro de práticas e conhecimentos tradicionais, fortalecimento da identidade e valorização dos saberes e gostos culinários dos Karo Arara e mostrar às pessoas não indígenas, que esse povo tem uma diversificada e sofisticada culinária, produzida sem agrotóxico, sem fritura, com pouco açúcar ou sal e absolutamente saudável. 

Lançamento livro alimentação Karo Arara d

Fonte: COMIN