Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Canções infantis e estereótipos de gênero são tema de formação para professoras

24-10-16

Nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, aconteceu mais uma etapa do curso de formação para as professoras da Escola de Educação Infantil da Paz/ABEFI, em Novo Hamburgo (RS). O tema trabalhado nesta manhã foi “Canções infantis e estereótipos de gênero”, ministrado por Daniéli Busanello e Jociely Jacob Ponath. Este curso foi uma proposta da Escola, buscando assim como parceira o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.

O curso teve como objetivo informar e orientar sobre canções infantis, as quais são comumente tocadas, cantadas e ensinadas em sala de aula ou em nossas casas. Canções que, por vezes, insinuam ou até mesmo escancaram vários tipos de violência, também como estereotipam afazeres de meninos e meninas, dando margem para uma divisão entre gêneros, promovendo assim a opressão, que na maioria das vezes, são contra as mulheres.

A proposta é de fazer reflexões, entre docentes e discentes da escola, sobre as várias canções, para que a partir delas, sejam ensinadas e vivenciadas a harmonia e o direito à justiça de gênero, começando desde a infância.