Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Primeiro encontro do Grupo Gestor da Rede de Diaconia é realizado no RS

20-03-17

Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2017, em Porto Alegre (RS), o Grupo Gestor da Rede de Diaconia reuniu-se para seu primeiro encontro. O grupo ampliado foi criado em outubro de 2016, durante o primeiro encontro nacional da Rede.

Em Porto Alegre, estiveram presentes 16 representações de instituições e organizações que atuam com  crianças e adolescentes, pessoas idosas, hospitais, agroecologia, formação da juventude e povos indígena, do Conselho Nacional de Diaconia (Conad), do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), da Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Fundação Luterana de Diaconia (FLD).

No primeiro dia, foi discutido o tema Trabalho em Rede: espaço de cooperação, humanização e práticas democráticas, com assessoria da professora Dra. Adriane Ferrarini, da Unisinos. As e os participantes refletiram: que uma rede precisa mesclar sentimentos com práticas de autonomia e de pertencimento; quanto melhor o diagnóstico da realidade, melhor nossa intervenção; sobre quebras de paradigmas ocorridas ao longo da história; sobre como vivemos sob o princípio da instabilidade, do acaso, da aleatoriedade e da imprevisibilidade; e sobre a existência de momento de microrevoluções por aproximações e colaboração, e não mais nos espaços institucionalizados.

Em relação ao planejamento para 2017, ficou definida a realização de dois encontros regionais: um nos dias 28 e 29 de julho, em Florianópolis (SC), e outro em 30 e 31 de agosto de 2017, em Belo Horizonte (MG). O tema geral dos encontros será Diaconia Transformadora, e as temáticas específicas, Gestão, Democracia e Sustentabilidade. 

Também fez parte da reunião um momento da avaliação do Projeto Trienal da FLD e a apresentação da metodologia e da exposição Nem Tão Doce Lar, que em 2016 completou 10 anos de existência. Por parte da Secretaria Geral da IECLB, foram apresentadas a temática Missão, a iniciativa Jovens Reformadores e o Programa de Ação Missionária (PAMI).