Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Publicação apresenta Economia Solidária a partir de diversas abordagens

8-05-14

Economia Solidária, Diaconia e Desenvolvimento Transformador são os temas da publicação da FLD lançada no dia 28 de abril, durante sua Assembleia Geral. A publicação nasceu do processo de práticas e reflexões vividas pela organização a partir do seu Programa de Pequenos Projetos que, entre 2000 e 2013, apoiou 154 iniciativas na área de Justiça Econômica em todo país.

Além de contextualizar o surgimento e a evolução da Economia Solidária, a publicação traz artigos que abordam uma série de experiências, como o Espaço Contraponto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o Rali de Comunicação, onde jovens produzem comunicação, arte e renda. Além disso, disponibiliza um modelo prático para a realização de estudo de viabilidade econômica e associativa de um empreendimento, entre outros.

"A economia solidária é uma pequena, mas poderosa iniciativa que mobiliza projetos, organiza grupos e faz o contraponto aos megaempreendimentos de monopólio financeiro. Há limitação de recursos, de estrutura institucional, de formação na autogestão, assim como enormes demandas na implementação de uma política  pública de justiça econômica", escreve a secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, na apresentação.

No entanto, existe uma força política humanizadora por detrás de atividades exitosas, que vivenciam parcerias e relações que descobriram que é possível, viável e necessário mudar o funcionamento do mercado e da economia. "A força de trabalho não deve ser mercadoria, mas sim a construção de novas relações sociais, econômicas e ambientais."

A publicação está disponível abaixo para download. Mais informações, via email comunicacao@fld.com.br