Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Rede de Diaconia define atividades para primeiro semestre

7-03-16

O Grupo Gestor Nacional da Rede de Diaconia esteve reunido, no dia 24 de fevereiro, para desenvolver o seu plano de ação para 2016. Entre os assuntos tratados está o Encontro Nacional da Rede, previsto para os dias 26 a 28 de setembro, em Curitiba/PR, e os encontros locais das articulações.

A proposta desde ano é o fortalecimento dos grupos gestores das articulações por meio de encontros regionais. Atualmente, a rede conta com quatro articulações, que abrangem todo o território nacional. Todos esses grupos, juntamente com o grupo gestor nacional, irão trabalhar na organização e realização dos encontros, no fortalecimento da identidade diaconal, no aprofundamento dos temas escolhidos e no compartilhamento de propostas de interesse das organizações.

A comunicação com os grupos também foi assunto da reunião, que deverá ser intensificada este ano. O principal objetivo é desenvolver um maior contato por meio de acompanhamento às instituições diaconais. O envio dos boletins informativos, com enfoque nas atividades desenvolvidas nas instituições, deve facilitar a circulação de informação. Haverá também uma ampliação do diálogo com os conselhos sinodais de diaconia e com os conselhos sinodais da juventude, especialmente em relação às ações e reflexões voltadas para a práxis diaconal. 

No plano, também está previsto um mapeamento de instituições diaconais ligadas à IECLB que ainda não integram a Rede de Diaconia, bem como a atualização dos contatos das instituições já integrantes e de suas respectivas coordenações.

O Grupo Gestor é formado pelo Secretário Adjunto para Missão e Diaconia da IECLB, P. Altemir Labes, a Coordenadora de Diaconia e Inclusão da IECLB, Diác. Carla Jandrey, a Coordenadora Programática da FLD, Marilu Menezes e o Assessor de Projetos da FLD Rogério Aguiar. Além do grupo, participou do encontro a Secretária executiva da FLD, Cibele Kuss.