Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Rede de Diaconia fecha ano com saldo positivo e planeja ações para 2015

20-11-14

A Rede de Diaconia, apoiada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e pela Coordenação de Diaconia e Inclusão/Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), fecha o ano com saldo positivo. No total, foram sete encontros: os dois últimos foram promovidos em outubro e em novembro, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, reunindo representantes de 15 instituições diaconais.

Encontro no RS

Nos dias 18 e 19 de outubro, o V Encontro da Articulação RS, realizado na Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari (RS), contou com a participação de representantes de sete instituições diaconais. O tema Diaconia e Justiça de Gênero foi trabalhado pela pastora e doutoranda em Educação, Marli Brun, e pela musicoterapeuta e doutoranda em Teologia, Daniéli Busanello, ambas integrantes do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST. Marli fez uma abordagem histórica e contextual das relações de gênero e das desigualdades socialmente construídas com base em uma educação sexista. Em seguida, Daniéli apresentou uma análise das letras de músicas e como estas canções com teor machista e sexista influenciam o inconsciente coletivo de forma que a violência contra as mulheres se torna algo naturalizado em nossa cultura. 

O encontro proporcionou reflexão, discussão, partilha e espiritualidade. Houve um momento de acolhimento e apresentação artística por parte das e dos residentes do Pella Bethânia.

Para o próximo ano, foram previstos dois encontros semestrais e propostas de pequenos encontros regionais e grupos de estudos sobre temas de interesse, definidos pelas instituições. 

Encontro em SC

O II Encontro da Articulação Santa Catarina e Paraná ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, na casa de Retiros Vila Fátima, em Florianópolis, representantes de oito instituições. O tema apresentado foi Sustentabilidade e Resiliência, abordado pela Drª Susana Rocca, da Unisinos. Além das e dos representantes de instituições diaconais, participaram representantes da FLD, da Coordenação de Diaconia/IECLB, da Coordenação Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense e um integrante da JE sinodal do Vale do Itajaí, em nome do Departamento Sinodal de Diaconia. 

No dia 6 à tarde, o grupo gestor encontrou-se para avaliar o evento anterior e planejar as atividades para 2015. Foi acordado a manutenção de dois encontros anuais e um terceiro entre de instituições do RS, SC e PR.

Depoimentos

- Impressiona como a sutileza da linguagem constrói e perpetua sexismos, racismos e violência. Mas essa linguagem pode ser ressignificada, desconstruída e transformadora de realidades de discriminação e violência -.


- A rede é um espaço de escuta, fortalecimento e partilha. É um ambiente que permite conhecimento da realidade vivenciada nas outras instituições -.

0.0

No Comments Yet...

Leave a reply

Your email address will not be published.