Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Rede de Diaconia promove encontro da Articulação Sudeste

12-05-16

Realizado nos dias 9 e 10 de maio de 2016, em São Paulo (SP), o II Encontro da Rede de Diaconia – Articulação Sudeste (envolvendo estados do ES, MG, RJ e SP) reuniu lideranças de instituições e de iniciativas diaconais, o assessor de projetos da FLD, Eloir Heimerdinger, e a coordenadora de Diaconia e Inclusão da IECLB, Carla Jandrey. O objetivo foi refletir sobre processos de planejamento e de gestão, relacionados à condução dos trabalhos em seus respectivos territórios de atuação, e avançar no fortalecimento da própria dinâmica organizativa e mobilizadora da rede.

Conduzir trabalhos e instituições de forma planejada e participativa, com envolvimento de suas instâncias técnicas e deliberativas internas e à população beneficiária/usuária dos serviços, pressupõe entendimento de que os mesmos ocorrem em contexto pautado por alguns elementos estruturantes em termos de cultura, de concepção e de regulações: adultocentrismo, institucionalização, incompletude institucional, trabalho em rede, empoderamento familiar e comunitário e territorialidade, entre outros.

Capacitar equipes, qualificar atendimentos, empoderar indivíduos e comunidades, intensificar incidência, reordenar estruturas e práticas, contemplar contextos/realidades locais e consolidar processos participativos de planificação passam a ocupar papel primordial dentro das dinâmicas de planejamento, monitoramento e avaliação vivenciadas pelas instituições e práticas diaconais. Riqueza e complexidade de exemplos, práticas, preocupações, nuances e conquistas foram partilhadas pelas lideranças que se fizeram presentes.

Como Rede de Diaconia em caminhada dentro do território da Região Sudeste, avançou-se nos processos internos de ampliação e qualificação de canais de comunicação, de sondagem de pautas orientadoras dos próximos passos e das dinâmicas/formas de manutenção e fortalecimento desta rede. 

Como foco para o segundo semestre/2016, detalhou-se a proposta e dinâmica da presença e da participação no I Encontro Nacional da Rede de Diaconia que será realizado em Curitiba (PR), nos dias 26 a 28 de setembro de 2016.