Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

​Semana do Meio Ambiente: projetos são reconhecidos com prêmio

1-06-16

Erexim/RS - A Câmara de Vereadores de Erechim, entregou na noite de ontem (30) o Prêmio Sérgio Macagnini. Neste ano os projetos contemplados foram "Caleli", da Sutraf, e "Plantando e colhendo saúde", do Centro de apoio e promoção da Agroecologia. O objetivo da premiação, que integra a programação da Semana do Meio Ambiente no município, é reconhecer o mérito de atividades e projetos de organizações governamentais e não governamentais, empresas, sociedade civil, entre outros, que se destacam por buscar a melhoria da qualidade ambiental do município.

A homenagem é realizada há dez anos e partiu de um projeto de lei da vereadora Vânia Miola (PMDB). 

Reconhecimento

Durante a solenidade, a vereadora lembrou a importância da homenagem a médico Sérgio Macagnini, o qual fundou a Agapan e, segundo ela, foi um grande defensor das causas relacionadas ao meio ambiente. "Como visionista, há 40 anos, ele enxergava o futuro; e que nesse futuro a preservação do meio ambiente não poderia ficar em segundo plano. Precisamos de muitos "Sérgio Maccgnini", de muitos projetos como Calelli e o "Plantando e colhendo saúde"", destacou. 

Sobre os projetos premiados, ela reforçou. "São ações que estão próximas das comunidades, de seus problemas, contribuem para melhorar a qualidade de vida, cuidando da água, da preservação da natureza e da produção de alimentos, sem agredir a natureza".

Projeto Caleli

A vereadora Vânia salientou que a conscientização somada à ação voltada para recuperação da bacia hidrográfica dos rios Campo, Leãozinho e Ligeirinho, começa a transformar a realidade local.

O Caleli é executado através da parceria do Sutraf com a prefeitura municipal. O projeto, atuante há dois anos, foi subsidiado pelo Fundo Municipal de Gestão Compartilhada em parceria com a Corsan e contempla a preservação desde a nascente do rio até as propriedades e, além disso, ainda atua na conscientização das pessoas, na viabilização de alternativas de renda, bem como no esclarecimento da legislação ambiental. Uma das marcas da ação é o envolvimento de toda a comunidade na execução das ações.

Plantando e colhendo saúde

O projeto Plantando e colhendo saúde" aponta para um novo grupo de agroecologia que possui cinco famílias e conta com a assessoria do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). As famílias participantes buscam a certificação orgânica através do sistema participativo da rede Ecovida de agroecologia, produzindo uma diversidade de produtos com foco para a comercialização. Produzem hortaliças agroecológicas das mais diversas, plantas medicinais, frutas e grãos transformados em farinhas orgânicas. Os produtos agroecológicos abastecem feiras em Erechim compartilhando com os consumidores, produtos livres de venenos e transgênicos.

Seleção 

A avaliação de mérito das candidaturas foi realizada por uma comissão composta por profissionais da área ambiental, por um representante da secretaria de Meio Ambiente e um representante da Câmara de Vereadores.

Fonte: Jornal Bom dia 
jornalismo@jornalbomdia.com.br 
Foto: Antonio Grzybowski