Rede de Diaconia

Associação Beneficente Escola para Vida

A Escola para Vida, situada em Ariquemes (RO), foi criada em 1984 a partir de um trabalho iniciado quatro anos antes pela diaconisa Gerda Nied: a Casa das Irmãs. Ali, eram recebidas filhas de famílias de agricultores, que frequentavam a escola convencional. Na sequencia, a proposta foi modificada, recebendo o nome de Escola da Vida. Seu objetivo era preparar as jovens com uma formação complementar e diferenciada, para que pudessem ser donas da sua própria história.

Até o ano 2000, a Escola da Vida cumpriu importante papel na vida destas jovens. Com as mudanças de conjuntura, fez-se uma avaliação e o projeto foi reestruturado. Surgiu então a Escola para Vida, em um contexto de pobreza gerada pelo sistema econômico vigente, que automaticamente produz outras situações de não dignidade, como violência/criminalidade, estupros, famílias desestruturadas com vínculos fragilizados, desemprego, drogas, trabalho infantil, entre outras.

O projeto, em seu novo formato, atende crianças entre seis e 14 anos, em situação de risco social. Sua finalidade é prestar assistência educacional, religiosa e social, em regime de apoio socioeducativo, bem como assistência às famílias.

Missão

Realizar um trabalho preventivo e de contribuição socioeducativo – familiar e comunitário. Promover um trabalho com crianças e adolescentes em situações de risco, retirando-as da rua e evitando a marginalidade. Propor valores cristãos e dignidade, restabelecendo novos conceitos para sua vida. Auxiliar no desenvolvimento da personalidade e do equilíbrio emocional, possibilitando assim melhores perspectivas e desenvolvendo cidadania.

Visão

Que o projeto possa ocasionar uma transformação sempre mais acentuada, uma melhora de vida das crianças e adolescentes com suas famílias, onde possam ser protagonistas e criarem suas histórias de vida. Nosso sonho, para isso, é termos profissionais na área de música, pedagogia, dança e teatro, entre outras, para desenvolver nossas crianças e adolescentes para a paz.