Rede de Diaconia

Centro Diaconal Evangélico Luterano

A Comunidade Evangélica de Porto Alegre (Cepa), vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), possui mais de 150 anos de presença educacional, cultural, pastoral e socioassistencial no Rio Grande do Sul. Com o crescimento da população de Porto Alegre, houve a necessidade de ampliar e profissionalizar as ações desenvolvidas na área social e novas unidades foram criadas.

O Centro Diaconal Evangélico Luterano (Cedel) é uma das unidades criadas para dar conta da demanda de crianças e adolescentes expostos as mais diferentes situações de risco e vulnerabilidade social na região centro-sul de Porto Alegre. O Cedel é resultado de uma mobilização iniciada em 1987 por grupos da comunidade local e da Cepa-Paróquia Matriz, que demandaram no mesmo ano, do Orçamento Participativo da Prefeitura Municipal, um Serviço de Atendimento Sócio Educativo (Sase) para atendimento a crianças e adolescentes com direitos violados das vilas Lupicínio Rodrigues, Zero Hora, Luís Guaranha, Otto, entre outras.

Fundado em março de 2000, iniciou suas atividades atendendo 40 crianças e adolescentes, através de convênio com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), em conformidade com a Lei Orgânica da Assistência Social e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 2004, ampliou o atendimento para 40 famílias através do Programa Núcleo de Apoio Sócio Familiar (Nasf).

Um diferencial do trabalho é o investimento na gestão das pessoas, no desenvolvimento de uma metodologia de participação, qualificando a competência e o protagonismo das e dos profissionais envolvidos. Entre os resultados, estão o fortalecimento da relação de confiança das famílias com a instituição, buscando o apoio e a intervenção dos profissionais, e a diminuição de situações de conflito.

Missão

Desenvolver ações de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Visão

Ser referência na prestação de serviços na proteção social básica na região central de Porto Alegre (RS).