Rede de Diaconia

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís

A Igreja Luterana se constituiu no Brasil basicamente em cidades ocupadas por imigrantes alemães e seus descendentes. Com o crescimento do Brasil, muitas das famílias luteranas do sul do país e do Espírito Santo partiram para outras regiões levando consigo a sua fé e sua Igreja. Em São Luís, estado do Maranhão, no entanto, aconteceu diferente.  No ano de 2005 um grupo de pessoas lideradas por um policial sentiu a necessidade de encontrar uma igreja que fosse diferente das que ele conhecia e já havia experienciado durante a sua vida.

Procurando pela internet, ele se deparou com a proposta de da IECLB e se identificou. Em pouco tempo havia uma comunidade de luteranas e luteranos “de coração”, desejando ser IECLB em São Luís. A partir de então se iniciou uma “maratona” que culminou com a constituição da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís, em 11 de dezembro de 2005.

Apesar das mudanças e das dificuldades o grupo que constitui a CECLSL é muito firme em falar de sua alegria em ser parte de uma igreja que apresenta o Evangelho de forma libertadora para as pessoas. Ser igreja ecumênica e preocupada com a realidade onde ela está inserida é motivo de orgulho.

Ser IECLB em São Luís não é tarefa fácil, mas é edificante e tem mudado muitas vidas de mulheres e homens, meninos e meninas. A CECLSL deseja poder fazer ainda mais nos próximos anos. Deseja ser sempre igreja viva através da juventude das pessoas que por ela passam e que se apaixonam pela missão de Deus. Para isso conta com sua ajuda e seu apoio.

Missão

Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB, através de suas comunidades, tem por fim e missão (Artigo 3º da Constituição da IECLB):

  • Propagar o Evangelho de Jesus Cristo.
  • Estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária.
  • Promover a paz, a justiça e o amor na sociedade.
  • Participar do testemunho do Evangelho no país e no mundo.

Esta é a missão adotada pela IECLB e São Luís como uma comunidade desta Igreja não pode e nem desejar ter uma missão diferente. Esta comunidade se reconhece nesta missão e a assume como sua com paixão e responsabilidade.

Visão

Também a visão da Comunidade de São Luís deve estar de acordo com a de sua Igreja. Assim, mantivemos o seu conteúdo que é nosso, pois somos essa Igreja: "Ser reconhecida como comunidade atrativa, inclusiva e missionária, que atua em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação."