Rede de Diaconia

Escola de Educação Infantil da Paz

A história da Escola de Educação Infantil da Paz inicia-se no mesmo período da organização da Comunidade Evangélica Floresta Imperial, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), no Bairro Industrial em Novo Hamburgo (RS).

No final da década de 1950, com a indústria calçadista em expansão na cidade de Novo Hamburgo, muitos migrantes vinham atraídos pela promessa de emprego. Os membros da comunidade refletiam sobre o amor a Deus a partir do amor às pessoas. Desta forma, assumiu o compromisso de acolher as famílias em espaços de qualificação na área calçadista e em espaços de educação e recreação. Foi organizado o Clube da Criança, onde estas recebiam atividades de recreação, alimentação e auxílio para os estudos. No dia 3 de março de 1968, foi oficialmente criada a Escola Infantil da Paz.

Seus principais desafios permanecem: acolher crianças em situação de vulnerabilidade social. Durante muitos anos recebeu crianças até 12 anos. Hoje, atende 145 crianças de quatro meses a três anos em turno integral. Prioriza famílias de baixa renda dos arredores, principalmente dos Bairros Industrial e Santo Afonso.

Entre as crianças e adolescentes que frequentaram essa escola ao longo de sua história, muitas retornam para conseguir uma vaga para filhos ou netos. Contam dos momentos significativos que aqui viveram, de como se tornaram autoconfiantes com a proteção e carinho que receberam quando crianças. Outras vêm para visitar, para colaborar, para integrar a equipe de educadores, pois se sentem desafiadas a integrar ações que façam a diferença na vida de crianças e adolescente em situação de exclusão.

Missão

Oportunizar formação humana integral atendendo crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social os bairros Industrial, Santo Afonso e arredores, através da Escola de Educação Infantil da Paz, apoio psicossocial e educativo, tendo em vista o fortalecimento de vínculos, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania.

Visão

Ser referência inovadora em Novo Hamburgo no atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social.