Rede de Diaconia

Fundação Luterana de Diaconia (FLD)

A Fundação Luterana de Diaconia é uma organização da Sociedade Civil que atua em todo o território brasileiro, em parceria com grupos, movimentos sociais, fóruns, redes e instituições diaconais. Cinco áreas temáticas fundamentam nossas atividades: Direitos Humanos, Justiça Socioambiental, Justiça Econômica, Diaconia e Ajuda Humanitária. 

Criada em 2000, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a FLD apoia projetos, acompanha parceiros estratégicos e executa iniciativas inovadoras, com o objetivo de fortalecer o protagonismo das pessoas e suas comunidades. 

A diaconia transformadora, que define a atuação da FLD, envolve ações libertadoras e amorosas, que produzem incidência em realidades e grupos que vivem opressões econômicas, sociais, culturais, sexistas, racistas, homofóbicas e ambientais. 

A Fundação Luterana de Diaconia atua junto a três parceiros estratégicos: Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) e Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). 

Além do Programa de Pequenos Projetos, executa iniciativas próprias como a Rede de Comércio Justo e Solidário, Rede de Diaconia, Nem Tão Doce Lar, Projeto Pampa, Educação para Solidariedade e Projeto Fortalecimento das Organizações de Catadoras/es de Materiais Recicláveis para a Inclusão e Transformação Social no Rio Grande do Sul.