Rede de Diaconia

Lar Luísa Griese

O Lar Luísa Griese foi idealizado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH), vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), após a doação de imóveis de senhora membro da comunidade, com a indicação de que fossem utilizados para dar início a um lar de idosos. Com a venda, a CECLBH adquiriu um sítio de 17.000m² no município de São José da Lapa, região metropolitana de Belo Horizonte.

Com a criação da Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML) para gerir os trabalhos diaconais da CECLBH, coube à mesma levar adiante a construção do lar e, posteriormente, a sua gestão. A intenção inicial era que o lar viesse a abrigar pessoas idosas da própria comunidade.

Em 1993, o Lar Luísa Griese ficou pronto para receber os/as primeiros moradores/as. Como não havia na CECLBH número suficiente de pessoas interessadas em residir no local para todas as vagas, foram abertas ao público em geral. Os principais critérios para o recebimento no lar eram a idade (mínima de 60 anos) e ser independente ou com baixo grau de dependência.

A capacidade de atendimento do lar é de 13 pessoas, em suítes individuais. No momento, o maior desafio está sendo refletir sobre como o lar irá se adequar à nova realidade da pessoa idosa no país, já que o aumento da expectativa de vida e a ênfase dada à vida ativa das pessoas maiores de 60 anos fazem com que a procura por um lar de idosos somente ocorra quando a pessoa já desenvolveu alto grau de dependência. Ampliar o número de vagas está entre as propostas, o que facilitará a reestruturação administrativa, aumentando o número de profissionais e possibilitando o acolhimento de pessoas dependentes.

Missão

Promover o bem-estar do ser humano, apoiando-o na vivência da dignidade e da cidadania, através de ações diaconais que contribuam para a paz, a justiça e o bem da criação.