Rede de Diaconia

ONG Servos - Vida Plena

O trabalho do projeto Vida Plena, na cidade de Araripina (PE), foi um sonho acalentado por mais de seis anos, desde a fundação da Comunidade Luterana de Araripina, ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), através da Missão Zero. Um grupo de pessoas, liderado pelo pastor Juliano Peter e o missionário Mauro Westphal, que assumiram a comunidade, constatou a possibilidade de oferecer atividades extraclasse para crianças e adolescentes da Vila Bringel – o bairro mais empobrecido da cidade. Assim surgiu o projeto, impulsionado pelo desejo de oferecer a crianças e jovens a possibilidade de crescimento pessoal, desenvolvimento social e cidadania. A casa foi aberta em 2006 e, desde lá, oferece diversas oficinas, buscando passar para as crianças e os adolescentes o entendimento de que são pessoas de valor.

A unidade da ONG Servos - Vida Plena está situada na Vila Bringel, na cidade de Araripina, na região Nordeste do país. A região, conhecida por suas secas, é a região semidesértica mais populosa do mundo. Apresenta altos índices de subnutrição, mortalidade infantil, prostituição, gravidez na adolescência, corrupção, violência, analfabetismo, com uma das rendas per capita mais baixas da América Latina.

Araripina é conhecida pelo seu artesanato de couro. Os produtos são comercializados, em sua maioria, nas vaquejadas que acontecem na cidade, como o tradicional Circuito Vaqueiro de Ouro. Sua economia também é baseada na exploração e comercialização de calcário (95% da produção brasileira de gipsita vem daí), pequenos comércios, agricultura de subsistência e nos benefícios oferecidos pelo governo, tais como aposentadoria, bolsa família e bolsa escola.

A renda familiar média é de um salário mínimo que sustenta famílias de seis a oito membros, incluindo avós e netos. A qualidade de vida é precária, com grande carência alimentar e nutricional e baixa autoestima. 

Missão

Trabalhar com crianças e adolescentes da Vila Bringel em situação de vulnerabilidade, proporcionar educação diferenciada através dos valores cristãos, auxiliar nas suas necessidades básicas e instruí-las para serem agentes de transformação na sociedade.

Visão

Promover vida plena para crianças e adolescentes, para que suas realidades sejam transformadas integralmente e tornem-se cidadãos e cidadãs conscientes de seu papel no lugar onde vivem.