ABEFI promove seminário em parceria com SMED

ABEFI promove seminário em parceria com SMED
26 de outubro de 2016 zweiarts
In Notícias e Novidades

ABEFI promove seminário em parceria com SMED

imagem

Na última sexta-feira, 21/10, aproximadamente 75 professores e assistentes de educação das unidades de educação infantil administradas pela ABEFI (Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial), participaram de um seminário de formação continuada em parceria com a SMED (Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo). O encontro aconteceu na Escola de Educação Infantil da Paz e contou com a participação de colaboradores da EMEI Leonel de Moura Brizola e EMEI Vila das Flores.

O foco do encontro foi o brincar, com ênfase em atividades ao ar livre, propondo uma reflexão sobre a relação da escola com a natureza. As responsáveis pela formação, Letícia Streit, Luciane Frosi e Rita Morais, da SMED, ressaltaram detalhes como a importância da organização do tempo, do espaço e dos materiais e também propuseram uma reflexão sobre a atuação do professor como aquele que organiza o ambiente e participa da transmissão das brincadeiras e da observação das aprendizagens.

De acordo com Rita Morais, Assistente Pedagógica Educação Infantil da SMED, a proposta da rede municipal é trabalhar com a criança no centro do planejamento. “A criança aprende a partir do brincar, brincar é aprender a partir das interações (pessoa e ambiente). Esta formação acontece no sentido de qualificar, oferecer subsídios para os professores trabalharem esta proposta” ressalta.

Para Luciane Frosi, as atividades ao ar livre possibilitam que a criança crie uma relação afetiva com os elementos da natureza. “Com estes vínculos criados, se estabelecem possibilidades para que no futuro esta criança tenha atitudes ecologicamente orientadas” afirma.

O seminário foi divido em duas partes: uma prática, de experimentação e possibilidades do aprender e outra onde os participantes teorizaram sobre as atividades. Foram criados 8 diferentes ambientes onde as professoras puderam experienciar na prática com os materiais e elementos apresentados.

O convite para a formação partiu das escolas administradas pela ABEFI. Rosângela Thiesen Horn, Coordenadora das Unidades de Educação Infantil da entidade, afirma que o seminário vem ao encontro de um dos objetivos da entidade que é criar uma identidade entre suas unidades. “Nosso foco é que se criem pontos de conhecimento em comum, portanto é essencial pensar uma formação conjunta entre as unidades para que suas práticas cresçam em possibilidades” completa.

Uma das participantes do encontro, Kenia Ribas, 31 anos, assistente de educação infantil na EEI da Paz, relata que estas vivências são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. “O lúdico possibilita que os pequenos construam e vivenciem diferentes possibilidades de aprendizado”. Para Josiane Vaz, 25 anos, professora na EMEI Leonel de Moura Brizola, esta foi uma atividade muito produtiva. “A criança interage com o mundo de uma maneira completamente diferente dos adultos. Em função da tecnologia, elas não brincam mais como antigamente. Na escola elas conseguem ter este momento e também estão aprendendo”, relata.

Sobre a atividade, Camila Stih, Diretora da EMEI Vila das Flores, afirma ser um resgate da simplicidade das coisas. “Estamos acostumados com brinquedos prontos e utilizando elementos da natureza, além de serem materiais de baixo custo, é uma retomada de valores. Estar no pátio, brincar com coisas diferentes e ensinar a criança a interagir com a natureza”, completa.