Comemoração do centenário da TI Guarita resgata história Kaingang e Guarani

Comemoração do centenário da TI Guarita resgata história Kaingang e Guarani
26 de novembro de 2018 zweiarts
In Notícias e Novidades

Durante seis dias de festividades, os povos indígenas Kaingang e Guarani da Terra Indígena (TI) Guarita celebraram os cem anos de demarcação de suas terras. A comemoração, que teve início no dia 20 e terminou no dia 25, foi marcada pelo resgate à história desses povos e pela intensa troca de saberes, aprendizagens e socialização.

Entre as atividades alusivas ao centenário, houve apresentações artísticas de canto e dança que ressaltaram os aspectos culturais dos povos indígenas Kaingang e Guarani; exposição e venda de artesanato dos dois povos; desfile das escolas indígenas, destacando seus principais projetos e a história de cada comunidade, setor e escola; construção de maquetes e réplicas de casas antigas para se verificar as mudanças que ocorreram ao longo do tempo; exposição de entidades presentes, relatando suas principais atividades e projetos; caminhada conjunta com faixas e cartazes que parabenizavam as comunidades indígenas locais pelo centenário; além do pronunciamento de autoridades.

O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), além de apoiar o evento, esteve presente no local com uma banca de exposição, apresentada pela assessora de projetos Noeli Falcade, onde foram exibidos e distribuídos diversos materiais e publicações da instituição. Visitantes prestigiaram a banca, entre elas e eles integrantes e lideranças da comunidade indígena, alunas, alunos, professoras e professores de escolas não indígenas e o cacique da TI Guarita, Carlinhos Alfaiate.

Fonte: COMIN

A TI Guarita foi criada em uma das primeiras levas de demarcações feitas pelo governo estadual no período de 1910 a 1920. Está localizada no norte do Rio Grande do Sul, abrangendo uma área distribuída nos municípios de Tenente Portela, Redentora e Erval Seco, onde vivem povos Kaingang e Guarani. O COMIN atua na TI Guarita desde 1982, ano de sua criação, prestando assessoria e apoio às áreas básicas de conquista e garantia das terras indígenas, educação, saúde, alimentação, sustentabilidade e organização.

Fonte: COMIN