Conselho Nacional de Diaconia reúne-se em São Leopoldo/RS

Conselho Nacional de Diaconia reúne-se em São Leopoldo/RS
9 de maio de 2014 zweiarts
In Notícias e Novidades

Conselho Nacional de Diaconia reúne-se em São Leopoldo/RS

O Conselho Nacional de Diaconia (CONAD) está reunido em São Leopoldo para mais uma reunião anual. Quinze Sínodos enviaram representantes. Além disso, estão representadas no encontro a Associação Vida Digna (AVIDI), a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), a Comunhão Diaconal (COD) e a Casa Matriz de Diaconisas (CMD). A programação iniciou com a celebração do Culto alusivo ao Dia Nacional da Diaconia, co-celebrado pela diácona Carla Jandrey e o pastor Mauro Souza. O culto foi marcado pela mensagem do tempo pascal, que sempre de novo nos lembra do ressurreto que vence as trevas e a escuridão da morte. À luz desta palavra compartilhamos os sentimentos de tristeza e angústia pela perda da amiga e irmã diácona Leila Schwingel. Com os corações ainda entristecidos nos colocamos aos pés da cruz para encontrar forças e seguir na esperança da ressurreição. A celebração foi abrilhantada pela participação do Grupo “Projeto Pedagógico Litúrgico Musical” das Faculdades EST, coordenado pela musicista Soraya Eberle. A mensagem foi baseada no Evangelho de Lucas 24.13-35. Esta palavra bíblica nos lembra da caminhada de Jesus ao lado dos discípulos enlutados. Neste sentido fomos desafiados/as a colocar os nossos sentimentos e esperanças na presença de Deus. Com as seguintes palavras fomos confortados/as e animados/as a seguir pelos caminhos da diaconia:

“Jesus se aproximou dos discípulos de Emaús. Jesus caminha conosco!Jesus caminhou com os discípulos de Emaús. Jesus caminha conosco!Jesus perguntou: O que foi? Jesus nos pergunta: o que foi?Jesus ouviu. Jesus nos ouve!Jesus queria ir adiante. Jesus quer ir adiante.Fica conosco, disseram eles. Fica conosco, dizemos nós!Jesus ficou e ceou com eles. Jesus fica e ceia conosco!Os olhos dos discípulos se abriram. Os nossos olhos se abrem, cada dia!

Jesus se retira do meio deles, pois eles e elas se sentiram renovados/as por sua presença (o coração ardeu). Eles e elas podiam continuar seu caminho em segurança. Jesus também deixa o nosso coração arder por seu Espírito, por sua presença, por seu amor. Ele se retira porque sabe que podemos caminhar adiante, com segurança, com esperança de que não vamos mais ficar angustiados/as. Jesus se retira porque sabe que vamos levar adiante a causa do seu amor, que é maior do que nossas limitações e nossas fraquezas, nosso luto. Juntos/as, em duplas, em comunidade, em grupo, seguimos o caminho, atrás de Jesus, nos passos que ele deixou fincados no chão. Continuemos nossa jornada, pois a seara é grande!”

A seguir, já na sala de reuniões fomos saudados pela vice-presidente do CONAD Rejane B. J. Hagemann e pelo secretário de Ação Comunitária, pastor Mauro Souza.

Neste primeiro dia fomos assessorados pelo P. Dr. Rolf Schünemann, sob o tema “Desafios e oportunidades da Diaconia na cidade”. Na sua palavra ele procurou trazer o processo histórico da Diaconia na IECLB, a partir da sua própria história e olhando para a missão diaconal no contexto urbano atual. A partir desta assessoria trabalhou-se em pequenos grupos a pergunta: quais são os desafios e as oportunidades da diaconia na cidade?

Com o intuito de divulgar e dar mais visibilidade aos trabalhos diaconais que acontecem em nossas comunidades e para além delas, o P. Rolf Schünemann foi convidado a falar sobre o Portal Luteranos, como funciona e como pode ajudar neste trabalho.

Encerramos o dia com uma bela meditação realizada pela Diácona Enediria Maria Alberto, do Sínodo da Amazônia. Ela nos desafiou a manter a chama acesa da diaconia apesar do luto e dos momentos de dificuldades que enfrentamos. Recebemos folhas de um galho seco que mesmo “morto” exala perfume. Fomos convidados/as a continuar a exalar o aroma do perfume que a Diácona Leila representa na diaconia da IECLB. Oramos de mãos dadas o Pai Nosso e degustamos o gosto da castanha do Brasil. Assim se foi o primeiro dia.

Fonte: Portal Luteranos