Fórum Social desenvolve atividades na Semana do Alimento Orgânico

Fórum Social desenvolve atividades na Semana do Alimento Orgânico
12 de junho de 2017 zweiarts
In Notícias e Novidades

Fórum Social desenvolve atividades na Semana do Alimento Orgânico

imagem

Pelotas (RS) – Dentro da programação da Semana do Alimento Orgânico, que ocorreu de 29 de maio a 3 de junho, o Fórum Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), realizou um evento que teve como foco divulgar a alimentação orgânica com ênfase no consumo responsável, valorizando o aspecto humano. A ação, organizada em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) contou com um expressivo público, e foi realizado no dia 31 de maio, no Campus II da UFPel.

Na ocasião, ocorreram três painéis. O primeiro apontou a situação e as perspectivas da Agricultura Convencional e suas consequências. A abordagem foi conduzida pelo pesquisador João Carlos Costa Gomes, da Embrapa Clima Temperado.

Depois, o CAPA trouxe sua experiência em transição agroecológica com a coordenadora Rita Surita e o empolgante e emocionado relato de vida de Loro Bosenbecker, um dos primeiros agricultores ecológicos da região. Ele enfatizou a necessidade dessa mudança de paradigma, diante de suas experiências e atitudes voltadas ao aspecto social.

O encontro finalizou com um painel sobre comercialização. O professor Flávio Saco dos Anjos, da UFPel, e Marigaiane Medeiros, presidenta da Cooperativa Sul Ecológica, apresentaram suas trajetórias nesse tema.

Encerrando a semana, foi realizada na Associação Comunitária da Cohab Tablada, na tarde do dia 3 de junho, uma oficina de preparo de alimentos orgânicos, desenvolvida pelas discentes Michele da Silveira Vidal e Adriane Kurz da Cunha, do Centro Acadêmico do Curso de Gastronomia da UFPel. A atividade foi direcionada às participantes de projetos comunitários da Associação, as quais serão divulgadoras da proposta do uso de alimentos orgânicos.

Semana

A Semana do Alimento Orgânico é uma campanha nacional que tem como objetivo promover o alimento orgânico e conscientizar as pessoas sobre a importância do consumo e produção de alimentos em harmonia com a natureza.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social – UFPEL