Ministro realiza entrega de equipamentos para agricultura familiar

Ministro realiza entrega de equipamentos para agricultura familiar
10 de fevereiro de 2016 zweiarts
In Notícias e Novidades

Ministro realiza entrega de equipamentos para agricultura familiar

Pelotas (RS)  – O ministro do Desenvolvimento Agrário(MDA) Patrus Ananias, que esteve em visita na região sul recentemente, realizou em Canguçu-RS no dia 4 de fevereiro a entrega oficial de equipamentos e veículos  para Cooperativas que são assistidas pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia(CAPA), visando melhoria estruturais para estas cooperativas que assistem agricultores da região. Cerca de 600 famílias da agricultura familiar de toda a região serão beneficiadas com a ação.

O recurso para os equipamentos, que foi adquiro através do Proinf somados contabilizam cerca de R$255 mil, foi articulado pelo programa do Territórios da Cidadania que no Território Zona Sul é Coordenado por Rita Surita, que também é Coordenadora do CAPA. Rita destacou a importância da chegada dos equipamentos: ‘’ Estes equipamentos vem a fortalecer as cooperativas do território Zona Sul, dando uma motivação para que os agricultores persistam na produção ecológica.’’

A Cooperativa CafSul recebeu uma classificadora de frutas e uma esteira de alimentação, maquinário que vai complementar a infraestrutura da agroindústria que está sendo implementada junto à Cooperativa.

Já a Cooperativa União recebeu diversos equipamentos seleção, classificação, além de misturador e triturador de grãos e sementes, além de um veículo 0 km. Também beneficiada com um veículo utilitário foi a Cooperativa Sul Ecológica, esses veículos vão ajudar na logística de entrega e distribuição de alimentos das cooperativas.

O Secretário de Desenvolvimento Rural de Canguçu Cleider Menegone destacou que o recurso vai ajudar a empoderar o pequeno produtor abrangendo três áreas fundamentais na produção de alimentos para agricultura familiar: produção e distrubuição de produtos facilitando o acesso ao mercado .

O evento ainda contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento Territorial Humberto de Oliveira, Prefeito de Canguçu Gerson Nunes, a Deputada Estadual Miriam Marroni, além de representantes das Cooperativas, e produtores que serão beneficiados com a iniciativas.

Texto: Elias Wojahn
Foto: Jordan Romano
Fonte: Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA)