30 de outubro de 2018 - ANO IV - Número 40

A Rede de Diaconia é integrada por diversas instituições diaconais vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que atuam na defesa de direitos. Reiteramos a importância de manter o site da Rede de Diaconia atualizado.

Assim, solicitamos encaminhar, sempre que possível, para contato@redediaconia.com.br, um pequeno texto descritivo e uma foto das atividades promovidas pela instituição.

 
 
REDE DE DIACONIA
Rede de Diaconia reafirma a luta por direitos!
"A caminhada da Rede de Diaconia tem como fundamento a diaconia profética, que busca enfrentar e superar as causas do sofrimento humano, desigualdades socioeconômicas, violências, injustiças, racismo, discriminações, preconceitos, sexismo, LGBTfobia, machismo, patriarcalismo, fundamentalismos religiosos e o ódio." Leia mais!
 
 
IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL (IECLB)
É preciso reafirmar nosso compromisso com a democracia e com os direitos humanos
"Realizado em Curitiba (PR), de 17 a 21 de outubro, o Concílio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) elegeu, pela primeira vez na história da igreja, uma mulher no cargo de pastora presidenta – Sílvia Beatrice Genz, que substitui, a partir de 2019, o atual pastor presidente, Nestor Friedrich. Para os cargos de pastor 1º vice-presidente e de pastor 2º vice-presidente foram eleitos Odair Braun e Mauro Batista de Souza, respectivamente. Outro destaque: o Concílio aprovou a moção de elaboração de uma política de justiça de gênero da IECLB, sob a coordenação do Conselho da Igreja." Leia mais!
 
 
CONSELHO DE MISSÃO ENTRE POVOS INDÍGENAS (COMIN)
Comunidades Apurinã resgatam construção de aiko e promoção de festa tradicional
"​O povo indígena Apurinã, no Amazonas, tem vivenciado uma série de transformações sociais, econômicas, linguísticas e culturais nas últimas décadas, devido ao intenso processo de colonização no sul do estado, à perda de territórios tradicionais e à intensificação da relação com a sociedade envolvente. Cientes de que a língua é um referencial importante de sua cultura e identidade, os Apurinã estão promovendo sua revitalização – o que representa um marco significativo para as novas gerações." Leia mais!
 
 
LAR PADILHA
Justiça de Gênero é tema de seminário no Lar Padilha
"Segundo o Coordenador Pedagógico do Lar, João Batista Morais, as palestras com a equipe da instituição têm sido uma das prioridades neste ano. "Queremos reafirmar cada vez mais nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, assumindo uma postura de capacitar a nossa equipe a acolher, da melhor forma possível, jovens que precisam. E, para que isso aconteça, é importante sabermos atuar em ações em rede" afirmou." Leia mais!