Rede de Diaconia

Pro Ludus – O Caminho

A Associação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais (Pro Ludus – O Caminho), na Comunidade Luterana de Gravatá (PE), vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é a organização sucessora de atividades anteriormente desenvolvidas pelo projeto “O Caminho”, criado em 1996. A associação foi fundada em janeiro de 2005, com a intenção de desenvolver atividades prioritárias no atendimento a crianças e adolescentes, ações de fortalecimento das organizações e iniciativas sociais dos bairros Novo, Cruzeiro e Riacho do Mel.

Existe uma enorme deficiência na efetivação das políticas públicas nos bairros, bem com a falta de lazer e oportunidades para as crianças, adolescentes e jovens, o que tem contribuído principalmente com o aumento da violência sociofamiliar e abuso de drogas.

Na tentativa de mitigar estas situações de vulnerabilidade social, buscamos promover ações contínuas de acesso à educação, através da Brinquedoteca, que brincar como instrumento didático e metodológico no processo de ensino-aprendizagem. Priorizamos a atenção à saúde, ao esporte, ao lazer e à preservação do meio ambiente com ações voltadas à formação cidadã.

Atualmente, o projeto atende: 40 crianças de dois a cinco anos; 25 crianças de seis a 12 anos; e 50 adolescentes e jovens. Além disso, presta atendimento e acompanha as famílias de forma sistemática

Missão

Trabalhar para o desenvolvimento social sustentável, a fim de que cada pessoa possa exercer cidadania ativa nos locais onde vive e convive, sendo capaz de transformar a própria realidade.

Visão

Valorizar as potencialidades dos usuários de se organizarem em grupos e de se manifestarem culturalmente, bem como criar o sentimento de pertença com o meio ambiente e com o próximo.