Mensagem do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia

Mensagem do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia
26 de setembro de 2024 Rede de Diaconia
Participantes do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia 2024

Participantes do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia 2024

 

Mensagem do 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia

 

“Somos todos e todas parte
da grande teia da vida”

 

Entre os dias 19 e 21 de setembro, reunidas no distrito Serra Pelada, em Afonso Cláudio (ES), na Associação Diacônica Luterana (ADL), cerca de 50 pessoas, representando 2 mantenedoras, 1 diretoria, 24 instituições diaconais com vínculo confessional com a IECLB, 1 convidada e representantes de conselhos, Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e da Secretaria Geral da IECLB realizaram o 4º Encontro Nacional da Rede de Diaconia, com o tema “Humanizar para transformar: diaconia – justiça climática – comunicação”.

O encontro aconteceu sob o impacto das catástrofes climáticas ocorridas entre o último encontro e o atual, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a intensificação das secas, causando queimadas em diferentes biomas do país: Amazônia, Pantanal e Cerrado. As elevações devastadoras das temperaturas foi um dos temas abordados, sendo enfatizado que houve um aumento acelerado de 1,5°C da temperatura média do planeta em relação aos níveis pré-industriais.

Essa situação nos fez questionar: o que isso tem a ver com o nosso jeito de servir, de viver a diaconia, de ser uma pessoa crente e cristã? Diante das más intenções que se utilizam de base religiosa ou de fé para justificar o descaso e o descompromisso, estamos em contrapartida para soluções que transformem essa realidade, buscando relações mais justas e democráticas que respeitem as diversidades. Nossas instituições são constantemente desafiadas e se reinventam em favor do comércio justo e solidário, da alimentação saudável e de uma comunicação comunitária eficiente, com a participação das pessoas vulneráveis nos processos e o protagonismo das diversidades (mulheres, indígenas, povos tradicionais, pessoas com deficiência, jovens, quilombolas e a comunidade LGBTQIAPN+).

É inevitável, diante da catástrofe e do descaso, sentir estranhamento e indignação. Todavia, a Rede de Diaconia, em seu potencial, nos faz brotar a esperança da transformação dos nossos corpos, das nossas mentes e do nosso jeito de estar na Criação, em favor de uma realidade possível onde existe sinergia entre o ser humano e a casa comum, e onde o ego desaparece em favor do eco. Esse propósito, no entanto, não se restringe a uma ação somente da Rede de Diaconia, mas deve ser um chamado a todas e todos, ali onde estamos, no cuidado da Criação.

 

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver (Hebreus 11.1).

 

SEO Ajansı

- mersin escort - berlin werbung