Associação Albergue Martim Lutero (AAML)

A Associação Albergue Martim Lutero (AAML), desde 1992, abriga gratuitamente pessoas do interior que estão em tratamento contínuo de saúde na Grande Vitória, em sua maioria por causa de câncer, e não têm parentes ou recursos para custear hospedagem e alimentação na capital capixaba.

A instituição diaconal, criada e mantida pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), tem como objetivo dar suporte a essas pessoas, oferecendo hospedagem com quatro refeições, apoio no agendamento de consultas e outros procedimentos e acompanhamento pastoral e psicológico.

Além do albergamento, a AAML atua com outras duas grandes vertentes na área de assistência à saúde: a visitação e apoio espiritual a enfermos internados, por meio da Pastoral da Consolação; e o acompanhamento de lesões cancerígenas de pele, por meio do Programa de Assistência Dermatológica e do programa Salve Sua Pele.

A Pastoral da Consolação é uma iniciativa do Sínodo Espírito Santo a Belém, executada pela AAML, que faz parte da Ação Missionária da IECLB, denominada “Capelanias de Saúde”. A Pastoral conta com a disposição exclusiva de um ministro religioso para visitação, acompanhamento e suporte a pessoas internadas em hospitais na Grande Vitória.

O Programa de Assistência Dermatológica (PAD) desenvolve mutirões de atendimento para acompanhamento de lesões cancerígenas de pele, com realização de procedimentos e pequenas cirurgias. O PAD é articulado pela AAML em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e prefeituras municipais e comunidades luteranas de 10 municípios capixabas: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Domingos Martins, Itaguaçu, Laranja da Terra, Pancas, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Vila Pavão e Vila Valério.

O programa Salve Sua Pele, por sua vez, é direcionado ao rastreamento do câncer de pele na população urbana, sendo desenvolvido em Vila Velha para atendimento de toda a Grande Vitória. A AAML auxilia no agendamento de pessoas interessadas no atendimento, sendo o programa uma parceria com a Igreja Presbiteriana Unida (IPU) do Ibes, a Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e a Ação Diaconal Ecumênica (ADE).

Missão

Acolher e auxiliar pessoas por meio da assistência à saúde, atuando como braço diaconal da IECLB, contribuindo para uma relação saudável de cada indivíduo consigo, com o próximo e com o meio ambiente.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição acolhedora, que presta serviço de atendimento humanizado e promove ações preventivas e educativas em prol de uma vida mais saudável, destacando-se como uma organização transparente, respeitada e de alta credibilidade.

INFORMAÇÕES

Rua José Ferreira dos Santos, 25
Tabuazeiro – Vitória/ES
CEP: 29043-665

CNPJ: 39.390.158/0001-50

Site: www.aaml.org.br
Telefone: (27) 3225-5386
E-mail: [email protected]

Contribua:
Banestes
Agência: 051
Conta Corrente: 10.287.373

SICOOB
Agência: 3010
Conta Corrente: 40355-5

Caixa Econômica Federal
Agência: 0823 – Operação: 003
Conta corrente: 1895-2