O Grupo de Ação Diaconal (GAD) mantém, desde 3 de agosto de 1993, trabalho diaconal junto a comunidades empobrecidas, localizadas entre os morros do Horácio e do 25, na cidade de Florianópolis (SC). Aliciamento para venda e consumo de drogas é uma constante, além de pouca qualificação profissional, condições de moradia precárias/insalubres, gravidez precoce e famílias desintegradas. A ocupação é irregular e crescente, com problemas de infraestrutura básica. Os acessos são íngremes, as ruas, estreitas. Está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
No que se refere a trabalho, os homens geralmente desempenham atividades nas áreas da construção civil e vigilância. As mulheres, por sua vez, atuam como diaristas, e comerciárias em lojas e supermercados, além de servições gerais. A maioria tem ensino incompleto, geralmente não passando da quarta série fundamental. Há analfabetos e bem poucos com ensino médio completo.
Missão
Levar apoio biopsicossocial e espiritual em direção ao próximo, buscando atender seus anseios e necessidades, movidos pelo amor ao Pai, sob esta máxima: ”a partir deles, no tempo deles, com eles e para eles”.
Visão
“Faz-se necessário exercitar um novo jeito de vivenciar comunidade. Esse novo jeito deve contemplar a possibilidade de novas perspectivas, autonomia e esperança de uma vida melhor e integral para todos/as. O que queremos é que crianças, adolescentes e adultos possam construir seu lugar de cidadãos”.
INFORMAÇÕES
Rua Joaquim Costa, 621
Agronômica – Florianópolis/SC Brasil
CNPJ: 05857179/0001-11
Site: www.gad.org.br
Telefone: (48) 3224-8980
E-mail: executivogad@gmail.com