Novamente, menos de três anos depois, uma grande emoção tomou conta das crianças, adolescentes e funcionárias e funcionários do Lar Padilha – ABEFI. Recentemente, uma equipe da RBS TV Porto Alegre esteve na instituição e realizou gravações para o anúncio de que a entidade assistencial foi contemplada pela segunda vez no Criança Esperança. A reportagem foi transmitida na noite de 23 de agosto, na TV Globo, durante o Programa Criança Esperança.
Durante sua visita ao Lar, a jornalista, repórter e apresentadora Isabel Ferrari conheceu as instalações, conversou com jovens acolhidos e ficou surpresa com as belas paisagens do Distrito de Padilha, interior de Taquara. Durante a tarde, realizou gravações e entrevistas nas diversas dependências da organização. O motivo da passagem foi a seleção do Lar Padilha como uma das entidades do país a receber recursos ao projeto inscrito, ainda em dezembro de 2020, intitulado “Gerando aprendizagens, transformando Vidas!”.
Fundado em 1978, o Lar Padilha já atendeu mais de 4 mil crianças e adolescentes e, atualmente, é referência no acolhimento institucional no Rio Grande do Sul. E uma das constantes preocupações da equipe é o enfrentamento à defasagem e evasão escolar que é gerada pelas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças e adolescentes diante dos desafios do processo de ensino e aprendizagem, do desinteresse educacional e das deficiências intelectuais. Tudo isso, agravado pelo momento de desvinculação com o ambiente escolar em tempo de pandemia. Esta causa é a razão principal do projeto conquistado no Criança Esperança.
Para enfrentar essa problemática, o projeto investirá, a partir de janeiro de 2022, o montante de R$ 199.980,00 reais na implantação de estratégias de ensino que potencializem a aprendizagem inclusiva e equitativa de 180 crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos em acolhimento institucional, alunos/as de escola pública, com deficiência intelectual ou transtorno de aprendizagem. Com isso, a ideia é colaborar com a diminuição da distorção idade-série e reprovação, bem como o estímulo do exercício da cidadania por meio de atividades com jogos e mesas educacionais, do acompanhamento psicopedagógico e de rodas de formação. As ações previstas devem acontecer nas dependências da EMEF Júlio Maurer e na sede do Lar Padilha.
As diversas atividades previstas contarão ainda com o apoio de uma coordenadora pedagógica, um educador social, uma psicopedagoga, uma assistente social, um assistente administrativo/financeiro e uma contadora. Além disso, o Lar Padilha buscará parcerias de entidades que já apoiam a instituição assistencial como a EMEF Júlio Maurer, as Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, a ONG Vida Breve, o Rotaract Clube de Taquara/RS, a Promotoria da Infância e Juventude e a Prefeitura Municipal de Taquara.
Segundo o diretor da entidade, Fernandes Vieira dos Santos, a nova seleção na Campanha Nacional de Mobilização Social, através do Criança Esperança, prova que o Lar Padilha realiza “um trabalho muito importante para toda a sociedade, transformando a vida de tantas crianças e adolescentes, oferecendo a oportunidade de uma vida melhor e mais digna. Somos muito merecedores de mais essa conquista”, comemora Fernandes.
COMO FOI O PRIMEIRO PROJETO DO LAR PADILHA APOIADO PELO CRIANÇA ESPERANÇA
O projeto “Transformando vidas, protagonizando o futuro: adolescentes e jovens construindo projetos de vida após o acolhimento institucional”, selecionado em 2018 e executado entre 2019 e 2020, oportunizou o aprendizado profissional, preparo pessoal para a inserção no mundo do trabalho e para a vida adulta para 40 adolescentes a partir de 14 anos em acolhimento institucional e para 20 jovens a partir de 18 anos após o desacolhimento institucional. Adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e organizar a sua desvinculação do acolhimento ao completar 18 anos. 10 jovens conseguiram vagas de emprego no comércio local, 15 adolescentes se inseriram em atividades de agroecologia e continuam se envolvendo nas atividades após o término do projeto. A estufa de produção agroecológica adquirida no projeto está sendo utilizada pelos adolescentes e jovens que estão no acolhimento para aprendizagens de agroecologia, plantio de hortaliças e a produção é toda utilizada para a alimentação no Lar Padilha.
O Criança Esperança é uma campanha nacional de mobilização social que busca a conscientização em prol dos direitos da criança e do adolescente, promovida pela Globo, inicialmente em parceria com a UNICEF, e, atualmente com a UNESCO. O projeto é uma das mais bem-sucedidas marcas relacionadas a programas sociais dirigidos às crianças carentes em todo o mundo. Anualmente, são realizados os shows que incentivam as doações feitas pelos telespectadores e por várias instituições.
Fonte: http://www.abefi.org.br/noticia/lar-padilha-e-contemplado-no-crianca-esperanca-1