Aconteceu no dia 7 de junho, o lançamento oficial no Brasil do Portal Virando o Jogo – plataforma que oferece cursos online e presenciais nas áreas de mobilização de recursos locais e incidência política em vários países do mundo. O objetivo da ferramenta é capacitar grupos populares e organizações da sociedade civil para ações de defesa de direitos e transformação social.
O lançamento foi realizado durante o Festival ABCR – Associação Brasileira de Captação de Recursos, em São Paulo, pela equipe da CESE e de Wilde Ganzen (agência holandesa apoiadora) para o público do evento (destinado a reflexões e parcerias no campo de mobilização de recursos).
Os cursos online estão disponíveis no Portal www.virandoojogo.org.br e podem ser oferecidos presencialmente, adaptados ao perfil dos grupos participantes.
A plataforma digital faz parte do Programa Virando o Jogo, o qual foi desenvolvido com base em um trabalho apoiado de 2007 a 2015 pela agência holandesa Wilde Ganzen, em que foram formadas, em modalidade presencial, mais de 900 organizações do Brasil, Índia, Quênia e África do Sul. No Brasil, a iniciativa é implementada pela CESE com o apoio da agência holandesa.
O Programa Virando o Jogo encontra-se presente na América do Sul e Central (Brasil e Guatemala, respectivamente), África (África do Sul, Quênia, Tanzânia, Burkina Faso, Mali, Gana, Benin, Uganda) e na Ásia (Índia, Nepal e Bangladesh).
Fonte: CESE