​Editais FLD: fortalecendo a justiça de gênero e processos de gestão democrática

​Editais FLD: fortalecendo a justiça de gênero e processos de gestão democrática
1 de março de 2017 zweiarts
In Notícias e Novidades

​Editais FLD: fortalecendo a justiça de gênero e processos de gestão democrática

imagem

O atual cenário político e social brasileiro, de retrocesso e retirada de direitos, crise econômica e desmonte de políticas públicas, exige estratégias de mobilização social e institucional e fortalecimento de práticas que priorizem a transformação estrutural.

A FLD tem centrado sua atuação na perspectiva de promover justiça de gênero e ampliar a democratização dos processos de gestão, no âmbito de grupos, associações, instituições e cooperativas apoiadas, para que as transformações sociais se sustentem a partir de uma participação coletiva.

Essa atuação orienta o apoio a projetos, por meio do Programa de Pequenos Projetos (PPP), que abriu seus editais no dia 1º de março. São quatro editais, nas áreas de Justiça Econômica, Justiça Socioambiental, Diaconia e Direitos.

Os projetos devem ser elaborados e enviados através da plataforma de projetos, disponível no endereço  fld.com.br/projetos/requerente, observando-se as condições e critérios específicos de cada edital.

O prazo final para encaminhamento dos projetos é 12 de abril de 2017, às 23h59min, horário de Brasília. Observação: grupos com projetos em andamento na FLD não poderão enviar novo projeto para avaliação.

Também não serão considerados projetos oriundos de pessoas físicas, de instituições privadas, órgãos públicos e de instituições de ensino superior.

Sobre o envio e cadastramento de projetos:

Só é permitida a entrada de uma proposta por edital.

Para facilitar o processo de preenchimento da proposta na plataforma de projetos, preencha primeiro o modelo fornecido no formato word e depois transcreva as informações para a plataforma.

Não serão aceitas propostas de projetos no formato word. O objetivo do documento em word é facilitar o preenchimento da plataforma de projetos.

Abaixo, seguem informações gerais sobre cada edital. Os documentos detalhados estão disponíveis no site da FLD (clique aqui para abrir), junto com o formulário em word para elaboração de projetos e o documento com orientações para preenchimento de propostas para a FLD. Este último está em dois formatos – word, para impressão, e powerpoint, para projeção.

Edital FLD 01/2017 – Justiça Econômica

Este edital vai apoiar projetos de economia solidária, que promovam o fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), principalmente nas áreas de  estruturação, formalização e qualificação para a gestão democrática e comercialização via comércio justo e solidário. Serão priorizados projetos vinculados a redes de economia solidária. Voltado aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Edital FLD 02/2017 – Justiça Socioambiental

Este edital tem três focos temáticos. A instituição proponente poderá optar por um deles ou integrá-los em um mesmo projeto.

Foco temático 1): Apoiar projetos de valorização do conhecimento tradicional, fortalecimento de identidades socioculturais e uso sustentável da biodiversidade nos biomas Pampa e Mata Atlântica e na Zona Costeira e Marinha.

Foco temático 2): Apoiar projetos de implementação e consolidação de experiências agroecológicas, que priorizam o protagonismo das mulheres.

Foco temático 3): Apoiar projetos de fortalecimento da gestão democrática com justiça de gênero em organizações que promovem a agroecologia e/ou a valorização da sociobiodiversidade.

São elegíveis organizações da sociedade civil, grupos, redes e/ou movimentos sociais do campo. O edital abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Edital FLD 03/2017 – Diaconia

Este edital tem três focos temáticos. A instituição proponente poderá optar por um deles ou integrá-los em um mesmo projeto.

Foco temático 1): Apoiar projetos de instituições diaconais, voltados para a realização de processos de avaliação institucional e planejamento institucional.

Foco temático 2): Apoiar projetos de instituições diaconais, voltados para atividades de formação no tema da Justiça de Gênero.

Foco temático 3): Apoiar projetos de instituições diaconais, que objetivam implementar e/ou fortalecer mecanismos de gestão democrática e participativa por meio de processos formativos e/ou práticos com as diferentes instâncias da instituição.

Com abrangência nacional, serão considerados projetos vindos de instituições diaconais com vínculo confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Edital FLD 04/2017 – Direitos

O apoio se dará a projetos voltados para a defesa e garantia de direitos, com foco em justiça de gênero, direitos da população LGBT, democratização da comunicação, direitos das pessoas refugiadas e imigrantes, incidência em direitos humanos e superação da intolerância religiosa.

Com abrangência nacional, considerará projetos encaminhados por coletivos, redes, fóruns, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.