Diversas pautas marcam encontro do grupo gestor da Rede de Diaconia

Diversas pautas marcam encontro do grupo gestor da Rede de Diaconia
5 de julho de 2023 zweiarts

De 13 a 15 de junho, o grupo gestor da Rede de Diaconia esteve reunido nas dependências da Faculdades EST, no Bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo (RS). Na pauta, diversos assuntos relacionados ao fortalecimento da rede, como o cuidado comunitário, revisão do Projeto Político Pedagógico e ações futuras.

Participaram do encontro 18 pessoas, representantes dos diferentes segmentos de públicos atendidos pelas instituições diaconais, dos conselhos e grupos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) que atuam na diaconia, da Secretaria de Ação Comunitária (SAC) da IECLB e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD-COMIN-CAPA). A representatividade esteve bem diversificada também geograficamente, pela presença de pessoas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco.

A acolhida e meditação de abertura estiveram a cargo do pastor sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Carlos Bock, que ressaltou a importância da diaconia para a igreja que se espelha nos ensinamentos do Cristo.

A assessoria na formação sobre o tema “Contexto e cuidado comunitário” esteve a cargo da professora doutora Laura Cecilia López. Laura observou que o cuidado comunitário consiste em ações comunitárias e protagonismo das pessoas em seus respectivos territórios e escancara situações de injustiça como, por exemplo, a sobrecarga das mulheres e a limitação de espaços de protagonismo feminino. “O cuidado coletivo envolve práticas diversas de coletividade, como cuidado com a vida, superação das violências, segurança alimentar e cuidado com o meio ambiente”, pontuou. Como metodologia para maior eficácia na identificação das necessidades comunitárias, Laura sugeriu a elaboração do mapa do cuidado, levantando perguntas como: o que existe? O que pode ser potencializado? Quais as principais carências ou necessidades? A população local enfrenta problemas de âmbito macrossocial? Drogas, alcoolismo, influência de um estado paralelo, alto índice de mortalidade entre jovens? Ao final da apresentação da assessora, o grupo foi convidado a refletir sobre as possibilidades e os desafios dos cuidados comunitários no âmbito da Diaconia.

A revisão do Projeto Político Pedagógico da Rede de Diaconia foi realizada a partir das sugestões reunidas no 3º Encontro Nacional da Rede em novembro de 2022. Perguntas sobre a diferença entre as instituições integrantes da Rede e as organizações convidadas e sobre o significado de ‘vínculo confessional’ levantadas por um dos grupos no Encontro Nacional suscitaram boas reflexões. O aprofundamento do grupo gestor nessa temática levou à sugestão de ampliar a reflexão do tema com o coletivo das instituições nos encontros das articulações regionais Sul e Norte, que acontecerão em agosto próximo.

O monitoramento do Plano de Ação da Rede, com planejamento para 2023 foi outro momento importante da reunião, traçando as atividades para alcance dos objetivos propostos pela Rede de Diaconia em seu Projeto Político Pedagógico.

O grupo também se ocupou da reflexão sobre a melhor forma de apresentar a Rede no estande ofertado dentro do Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje), de 16 a 20 de julho em Domingos Martins (ES). A tarefa de propor materiais e metodologias para essa representação foi delegada ao GT de Comunicação.

Ao final da reunião a sensação de missão cumprida foi partilhada por todas e todos. A segunda reunião do grupo gestor em 2023 acontecerá em setembro próximo, logo após o encerramento do Seminário Nacional de Diaconia organizado pelo Conselho Nacional de Diaconia (CONAD), para o qual as pessoas representantes titulares no grupo gestor estão convidadas.