Encontro da Articulação Norte, em Vespasiano (MG)
“Vindas e vindos de diversos lugares e diversidades do nosso Brasil, nos reencontramos aqui para fortalecer e reafirmar nosso compromisso com a Diaconia. Este é um momento de reencontrar amigas e amigos de caminhada, bem como de acolher colegas iniciantes na Rede com o único propósito de continuar fazendo Diaconia e transformando realidades.”
Foi assim que Josefa Maria da Silva, da Associação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais (Pró Ludus O Caminho), de Gravatá (PE), definiu o primeiro encontro presencial da Articulação Norte da Rede de Diaconia desde 2019.
O encontro aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, em Vespasiano (MG), e contou com a participação de 25 pessoas, representantes de 14 instituições dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Pernambuco.
Antes disso, entre os dias 25 e 27 de maio, a Articulação Sul, constituída pelas instituições localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, também realizou o seu encontro anual em São Leopoldo (RS). Ocasião em que 22 pessoas, de 17 instituições diaconais, participaram com importantes reflexões e partilhas sobre a caminhada da Rede até aqui e sobre o que é esperado para os próximos anos.
“As partilhas foram intensas em ambos os encontros, confirmando que, após três anos de atividades online, a necessidade de falar e de ouvir sobre o que vem desafiando a atuação nos diferentes contextos e territórios era de todas e todos”, afirma Dirci Bubantz, da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
Encontro da Articulação Sul, em São Leopoldo (RS)
Para parte das pessoas participantes, os momentos foram de rememorar os passos dados e os avanços obtidos ao longo dos 10 anos de caminhada. Para outras, que estão chegando agora, foi uma oportunidade de se apropriar do processo realizado até aqui pelo conjunto de instituições vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
“Foi um momento muito gratificante de reencontrar pessoas envolvidas com a diaconia. Pessoas que buscam se fortalecer para continuar auxiliando e dando assistência a pessoas vulneráveis ou em situação de risco”, ressalta Dério Milke, da Associação Pella Bethânia, de Taquari (RS).
O tema central nos dois eventos girou em torno da sustentabilidade da Rede de Diaconia. Os momentos de reflexão sobre os atuais e futuros desafios da caminhada articulada motivaram os grupos a pensar em diferentes possibilidades. “A experiência acumulada até aqui é impulso para um passo à frente, que deve potencializar cada vez mais a autonomia e o protagonismo das próprias instituições integrantes na condução dos rumos da Rede”, comenta Dirci.
Outro tema abordado foi o III Encontro Nacional da Rede de Diaconia, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro em Florianópolis (SC), gerando, desde já, muitas expectativas.
Em meio a emoções, informações e debates, tanto em São Leopoldo como em Vespasiano, o compromisso com a diaconia transformadora foi reafirmado. O grupo tem o firme entendimento de que a denúncia profética de tudo que provoca sofrimento à criação se faz necessária e que uma nova realidade, alicerçada na justiça social, no respeito à diversidade e no amor vivenciado por Jesus, é possível de ser construída.
Instituições participantes dos encontros:
Articulação Sul: Associação Caminhar Juntos, Balneário Piçarras (SC); Associação Luterana de Diaconia, Herval d’Oeste (SC); Casa Matriz de Diaconisas, São Leopoldo (RS); Serviço de Paz, São Leopoldo (RS); Programa de Apoio a Meninos e Meninas, São Leopoldo (RS); Associação Pella Bethânia, Taquari (RS); Casa de Passagem São Lucas/CEPA, Porto Alegre (RS); Instituição de Educação Infantil Lupicínio Rodrigues/CEPA, Porto Alegre (RS); Centro Diaconal Evangélico Luterano/CEPA, Porto Alegre (RS); Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Bom Samaritano/CEPA, Viamão (RS); Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, Novo Hamburgo (RS); Associação Evangélica de Ação Social, Novo Hamburgo (RS); Centro Cristão Feminino – Querubim/AEVAS, Novo Hamburgo (RS); ABEFI/Lar Padilha, Taquara (RS); Projeto Criança Feliz, Três Coroas (RS); COMIN, Porto Alegre (RS); FLD, Porto Alegre (RS) e Secretaria de Ação Comunitária/IECLB, Porto Alegre (RS).
Articulação Norte: Programa da Reconciliação, São Paulo (SP); Centro Social Heliodor Hesse, Santo André, (SP); Associação Diacônica Luterana, Afonso Cláudio (ES); Associação Albergue Martim Lutero, Vitória (ES); Associação Educacional Evangélica Luterana, Teófilo Otoni (MG); Instituição Beneficente Martim Lutero, Belo Horizonte (MG); Centro de Integração Martinho/IBML, Belo Horizonte (MG); Centro Cantinho Amigo/IBML, Ribeirão das Neves (MG); Lar Luísa Griese/IBML, São José da Lapa (MG); Centro Social e Creche Bom Samaritano, Rio de Janeiro (RJ); Associação Beneficente Escola para a Vida, Ariquemes (RO); Associação Luterana Pró Desenvolvimento e Universalização de Direitos Sociais, Gravatá (PE); FLD, Porto Alegre (RS) e Secretaria de Ação Comunitária/IECLB, Porto Alegre (RS).