Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Representantes de entidades diaconais participam do curso Gestão Democrática e Transparente

23-08-15

Com o objetivo de fortalecer institucionalmente as Organizações da Sociedade Civil, a Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong) promoveu o curso Organizações da sociedade civil no caminho da gestão democrática e transparente, de 18 a 20 de agosto, em Curitiba (PR).

Representantes de quatro entidades que compõem a Rede de Diaconia participaram da iniciativa: Erivelton Reinke, da Creche Bom Samaritano, de Curitiba (PR); Diziane Reis, da Ação Encontro de Novo Hamburgo (RS); Suzana Friedrich, da Amencar, de São Leopoldo (RS); e Eunice Deckmann, do Missão Criança Jardim Paraíso, de Joinville (SC).

O curso trouxe informações sobre o conceito de gestão democrática e apresentou ferramentas para serem aplicadas nas entidades, resultando no desenvolvimento de práticas de colaboração. 

O consultor Alexandre Randi, professor responsável pela formação, explica que o termo gestão tem várias concepções, mas, no geral, significa organizar sua prática ou seu trabalho de uma forma bem estabelecida. “Já gestão democrática e transparente é um termo bem específico”, afirmou. “O que torna a gestão voltada para as demandas sociais e para o exercício da defesa de direitos é a polarização entre organização e participação com transparência.”