Rede de Diaconia forma Articulação Sudeste em São Paulo
Nos dias 9 e 10 de setembro aconteceu, em São Paulo (SP), o 1º Encontro da Rede de Diaconia – Articulação Sudeste, reunindo 26 pessoas de 19 instituições e trabalhos comunitários diaconais, vinculados à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A Rede de Diaconia, um projeto desenvolvido pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com a Coordenação de Diaconia da Secretaria da Ação Comunitária (SAC/IECLB), busca articular as instituições diaconais, com foco no fortalecimento da atuação, formação, incidência pública e sustentabilidade.
Além de uma fala sobre o Marco Regulatório para Organizações da Sociedade Civil, feita pela advogada Bianca Souza, da Fundação Getúlio Vargas, foram realizadas duas oficinas, sobre justiça de gênero e sobre a relação de comunidades luteranas.
“Foi um momento importante na caminhada das instituições do sudeste. A avaliação das participantes e dos participantes é de que o encontro aproximou as instituições e lhes deu voz”, disse o secretário adjunto para Missão e Diaconia da IECLB, Altemir Labes, presente no encontro.
Na oportunidade, foram escolhidas as integrantes e os integrantes do grupo gestor da Articulação Sudeste: Jaqueline e Ênio Fuchs, do Espírito Santo, Francisco Rafael Soares e Vilma Petsch, do Rio de Janeiro, Fernanda Santana e Noemi Wirth, de São Paulo, e Gerd Müller e Mariane Oliveira, de Minas Gerais.
As organizações participantes foram: Albergue Martin Lutero, ADL, Centro Heliodor Hesse, Associação o Alvo, Missão com Marinheiros (Seamen´s mission), Sal da Terra, IBLM, Projeto Educar Pela Paz, Comunidade Centro de São Paulo, Projeto Diaconal Thalita Cume, e ACESA.
Faça download da Mensagem do 1º Encontro da Rede de Diaconia – Articulação Sudeste anexada abaixo: