EDITAL DE PROJETOS III/2018 IECLB – Fortalecimento da Ação Comunitária

14 de março de 2018
In Notícias e Novidades

EDITAL DE PROJETOS III/2018 IECLB – Fortalecimento da Ação Comunitária

imagem

A Secretaria Geral da IECLB abre Edital com o objetivo de apoiar projetos de comunidades, paróquias, sínodos e instituições confessionalmente vinculadas que possibilitem ações de fortalecimento da vida e da ação comunitária.

O apoio a projetos tem por base a Missão da IECLB, que é Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, e por finalidade a Visão da IECLB, que é Ser reconhecida como igreja de comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à criação.

O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) é resultado de um esforço coletivo e participativo, e por isso um referencial importante também no processo de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de projetos.

O PAMI desperta a Igreja para a importância do planejamento da ação missionária e promove espaços de reflexão sobre processos de gestão. Por isso, o PAMI – por sua metodologia e pela teologia que o sustenta – é o referencial básico para análise e resposta às demandas apresentadas pelos projetos enviados à Secretaria Geral da IECLB.

O PAMI promove a unidade da igreja. A metodologia reflete a intencionalidade de facilitar e realizar planejamento focado na missão da IECLB e orientado por objetivos comuns. Motiva a reflexão teológica sobre missão e propõe a utilização do planejamento como instrumento de gestão.

O objetivo geral do PAMI, de ampliar e consolidar a ação missionária da IECLB, é articulado em quatro objetivos específicos: evangelização, comunhão, diaconia e liturgia. Estes se relacionam com os eixos transversais da educação cristã contínua, da sustentabilidade e da comunicação. Os projetos serão analisados e avaliados a partir destes objetivos e eixos transversais, bem como dos princípios de ação que surgem a partir da visão e da missão, a saber: promoção do cuidado com a criação; protagonismo juvenil; justiça de gênero, etnias e gerações; inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade nas mais diversas formas.

Que tipo de projeto será apoiado a partir deste Edital?

Projetos que enfocam o trabalho de comunidades, paróquias, sínodos e instituições da IECLB para fortalecer a vida e a ação comunitária e, assim, “praticar a misericórdia e a justiça”, tendo como referenciais o protagonismo juvenil, a justiça de gênero e climática bem como a inclusão e acessibilidade a todas as pessoas. Assim, este Edital contempla os projetos que, alicerçados no planejamento missionário,

a) Visem à capacitação na área da Educação Cristã Contínua, nas seguintes temáticas: Missão Criança, Confessionalidade, fortalecimento das Coordenações Sinodais de ECC.
b) Visem à capacitação na área da liturgia, música, homilética e comunicação.
c) Visem ao desenvolvimento institucional e a sustentabilidade das organizações diaconais, incluindo o fortalecimento de atuação em redes e a mobilização de recursos.
d) Visem à capacitação teológica e técnica para o fortalecimento da diaconia comunitária.
e) Visem ao atendimento direto a crianças e adolescentes em situação de risco.
f) Visem ao cuidado e ao protagonismo das pessoas idosas em situações de abandono e sofrimento.
g) Visem à capacitação na área de gênero e de grupos organizados por gênero, buscando promoção de equidade entre homens e mulheres.
h) Visem ações de enfrentamento de todas as violências, especialmente contra crianças, jovens, mulheres e pessoas idosas.
i) Visem à capacitação e formação de líderes jovens para fortalecer o protagonismo juvenil na igreja e na sociedade.
j) Visem à sensibilização e a capacitação para a inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades especiais, incluindo as diferentes formas de acessibilidade.
k) Visem à capacitação e formação para a justiça climática, educação ambiental e cuidado com a criação.

São requisitos para seleção e análise dos projetos:

Parecer do Conselho Sinodal;

Plano de Ação Missionária da Comunidade;

Projetos elaborados e enviados a partir do módulo de projetos da IECLB;

Previsão orçamentária coerente com plano de ação do projeto.

Observações:

Não serão apoiados projetos que não estejam de acordo com este edital e que tenham sido encaminhados fora do prazo.

O prazo de execução de cada projeto deverá ser de até um ano, contados a partir da data de informe sobre a sua aprovação, podendo ou não ter o tempo de execução prorrogado.

O valor máximo a ser apoiado será de 65% do valor total do projeto

O envio de projetos não garante a sua aprovação.

Como encaminhar o seu projeto?

O projeto deverá ser enviado a partir do módulo de Projetos da IECLB    www.aplicativosieclb.org.br/projetos. O Manual para uso do Módulo de Projetos da IECLB está disponível  em http://bit.ly/2IrBfrN.

O que acontece com o projeto depois que é encaminhado à Secretaria Geral?

A equipe do Núcleo de Projetos examinará o projeto em conjunto com a Secretaria da Ação Comunitária e, se preciso, solicitará à organização proponente novas informações ou esclarecimentos sobre a proposta. O conjunto de projetos será encaminhado e analisado pela Conferência de Secretários e Secretárias e Presidência – CONSEC, que tomará a decisão ou encaminhará para a instância decisória, Diretoria do Conselho da Igreja ou pleno do Conselho.

Como saber se o projeto foi aprovado?

A comunicação de aprovação ou não do projeto será enviada para o endereço eletrônico da organização proponente, com cópia ao respectivo Sínodo a partir de 10 de agosto de 2018.

Calendário e prazos:

– Abertura do Edital (início do prazo de encaminhamento de projetos) – 7 de março de 2018
– Encerramento do Edital (prazo final de encaminhamento de projetos) – 7 de maio de 2018
– Divulgação dos projetos aprovados a partir de 10 de agosto de 2018
– Repasse do recurso financeiro/ Início da execução dos projetos selecionados: mediante disponibilidade

Acompanhamento e avaliação:

O acompanhamento dos projetos será feito pelo respectivo Sínodo com a assessoria da Secretaria da Ação Comunitária e do Núcleo de Projetos, por meio de contatos via e-mail, contatos telefônicos, visitas in loco, fotos, relatórios narrativos e relatórios financeiros.

Permanecem dúvidas? Escreva para coordenacaoprojetos@ieclb.org.br

P. Marcos Bechert, secretário-geral substituto da IECLB