GRUPO GESTOR REFLETINDO, PLANEJANDO E SE POSICIONANDO

19 de março de 2018
In Notícias e Novidades

GRUPO GESTOR REFLETINDO, PLANEJANDO E SE POSICIONANDO

imagem

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018, em Porto Alegre (RS), ocorreu a primeira reunião anual do Grupo Gestor da Rede de Diaconia, contando com 15 representações de segmentos onde a atuação diaconal institucional se faz presente no contexto de Brasil. A Diaconia Institucional foi a temática aprofundada pelo grupo, contando com a assessoria da diácona Irma Schrammel, coordenadora executiva do Centro Social Heliodor Hesse, de Santo André (SP).

A assessoria instigou as lideranças a relembrarem momentos, interações, conexões e marcos em suas caminhadas, tanto pessoais como profissionais e institucionais, afim de retomar suas matrizes e suas motivações diaconais, quase todas agrupadas em torno de uma visão político-pedagógica e de um vínculo de fé.

Ela ressaltou a importância da qualificação continuada para melhor compreensão e atuação no atual, plural e desafiador contexto legal e político do país – especialmente nas relações das OSCs entre si (evitando paralelismos e sutis concorrências de parcerias e/ou apoios), junto aos conselhos de direitos (entendendo seu papel e a importância da democracia participativa) e com o poder público.

Como a eficácia e o impacto dos trabalhos diaconais está diretamente relacionado com o seu nível de qualificação técnica, programática e política, o Grupo Gestor da Rede de Diaconia estruturou os cursos inter-regionais que acontecerão neste ano. Ficou definido que, a partir do que se foi construído em 2017, as Articulações de SC/PR e RS se encontrarão em Por Alegre (RS), entre os dias 18 e 22 de junho, e as Articulações do Norte/Nordeste/Centro-Oeste e do Sudeste se reunirão em São Paulo (SP), entre os dias 20 e 24 de agosto.

As temáticas a serem trabalhadas serão: diaconia, direitos humanos, justiça de gênero, gestão democrática, governança, sustentabilidade, planejamento-monitoramento-avaliação/PMA, projeto-político-pedagógico/PPP, financiamento público, legislações pertinentes, metodologias emancipatórias, juventudes, e políticas públicas. Também está garantido um momento para reunião e diálogos entre as Articulações Regionais da Rede.

O encontro também retomou a construção do seu Projeto Político Pedagógico/PPP, documento balizador e fundamental para a caminhada da Rede de Diaconia a médio e longo prazo. Trechos do texto afirmam que, enquanto conceito, “Entendemos a Rede de Diaconia como um espaço de construção da identidade coletiva das instituições diaconais da IECLB, por meio da articulação, da parceria na caminhada, na partilha de experiências e da maior proximidade com as comunidades”, e enquanto missão, “Queremos ser um corpo diaconal que se fortalece na partilha de experiências e na compreensão mútua sustentada na confessionalidade luterana e ampliando o comprometimento com a Diaconia profética e promotora de transformação”. 

Outro ponto abordado foi o avanço da análise de contexto, princípios, compromissos, diretrizes político-pedagógicas, caracterização das instituições, plano de ação e metodologia, que visam garantir uma construção dialogada e participativa deste documento. Estes itens voltarão a ser submetidos à apreciação das instituições em suas Articulações Regionais.

Diante do preocupante contexto de exclusão, estigmatização e violência estrutural, vivenciado pela população do Estado do Rio de Janeiro, especialmente em sua capital e arredores, com maior incidência sobre as famílias, crianças e adolescentes que vivem na periferia, o Grupo Gestor elaborou e publicou o Manifesto contra a intervenção militar no Rio de Janeiro. Para ler, CLIQUE AQUI.

Por fim, a reunião também possibilitou a finalização da estrutura do Diagnóstico da Diaconia Institucional da IECLB, que deve ser implementado no I semestre deste ano; a análise dos projetos aprovados e dos que estão em negociação para manutenção das atividades da Rede neste e nos próximos anos; a construção do perfil da pessoa que assessora que caminhará com a Rede de Diaconia em sua próxima etapa; a partilha do intercâmbio vivenciado entre as instituições diaconais ADL (Afonso Cláudio/ES) e Lar Padilha (Taquara/RS) no final do ano passado; e a definição do local para próxima reunião do Grupo Gestor, que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, em Afonso Cláudio (ES), na sede da Associação Diacônica Luterana (ADL), com vivência/conhecimento do trabalho realizado pela Associação Central da Saúde Alternativa do Espírito Santo (ACESA-ES).