AÇÕES EMERGENCIAIS NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

31 de julho de 2020
In Notícias e Novidades

AÇÕES EMERGENCIAIS NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Ao receber o Decreto Municipal nº 59.283 de 16.03.2020 sobre a suspensão das atividades, o Programa Comunitário da Reconciliação, em compromisso com a comunidade da Vila São José há mais de 33 anos, realizou, em parceria com pessoas amigas e parceiras, intervenções para as situações de emergências. O intuito foi de amenizar os impactos e o sofrimento durante a pandemia da COVID-19, que trouxeram diversos problemas sociais, como o aumento da violência, da drogadição,  da insegurança alimentar e do desemprego, causando sofrimento e desesperança às famílias.

Segundo a instituição, as intervenções só foram possíveis graças a anjos sem auréolas e sem asas, que puderam contribuir para que famílias e crianças atendidas pudessem ter um  mínimo de esperança em tempos difíceis. “Com todo o apoio recebido, as atividades do centro de convivência foram readequadas e permanecem funcionando de maneira remota, por meio das mídias sociais e atividades pedagógicas enviadas para as famílias realizarem em casa.”

Os desafios refletiram também nas colaboradoras e nos colaboradores, que fazem parte da comunidade, exigindo um trabalho de acolhimento das demandas emocionais e das preocupações diversas deste contexto. A Reconciliação tem auxiliado no processo de autorregulação da equipe, para que tenham capacidade de gerir as situações advindas da pandemia e assim ofertar um trabalho de qualidade com o público.

“A Reconciliação tem orgulho de ter se conectado com tantas iniciativas, que visam combater as vulnerabilidades sociais deste longo período adverso e percebeu o quanto tem sido fundante frente aos desafios”.

INTERVENÇÕES:

  • Mais de 800 cestas básicas e kits de higiene distribuídas às famílias da instituição;
  • 1 Live Musical solidária que teve os recursos destinados para compra de alimentos;
  • Doação de bebidas lácteas e de biscoitos, da Escola Técnica de Santo Amaro, repassada para todas as famílias;
  • 1 Feirinha solidária com produtos de hortifruti;
  • 1 Bazar Solidário com doação de agasalhos e calçados.